Como deixar o sorvete mais macio?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Além disso, é importante prestar atenção na hora de servir já que, quando mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derrete. Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida, formará cristais de gelo e perderá a cremosidade.

O método mais rápido e eficiente para amolecer o sorvete congelado é usar água quente. Encha uma tigela grande o suficiente para acomodar o pote de sorvete com água quente da torneira. Certifique-se de que a água esteja quente, mas não fervendo.

Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo. Armazene-o no fundo do freezer: Coloque o pote de sorvete no fundo do freezer, pois a variação de temperatura é menor ao abrir e fechar a porta do freezer. A temperatura do fundo costuma ser mais baixa e isso ajuda a mantê-lo mais consistente.

Além de presente na composição dos sorvetes, a Liga Neutra pode ser encontrada em iogurtes, mousses e até em algumas massas e pães. A Saborama, que também é fabricante deste estabilizante, atende tanto a indústria como aos distribuidores de produtos para sorveteria.

As ligas têm várias funções de estabilizante e emulsificante na produção do sorvete. Isso significa que elas estabilizam a incorporação de ar, para que o sorvete não perca qualidade. Elas também protegem contra a separação de fase da calda que podem impactar o consumo a conservação do alimento.

Os açúcares conferem doçura, realçam sabor, ajudam na formação de uma textura suave e reduzem o ponto de congelamento. A quantidade a ser adicionada deve corresponder de 12 a 20% do total dos ingredientes. Sorvete com menos de 10% de açúcar fica excessivamente duro e com 30% de açúcar torna-se excessivamente mole.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

É vendida em lojas que são especializadas para materiais de sorvete, mas se não a encontrar, você pode usar no seu lugar o creme de leite, que também dá a cremosidade ao geladinho, mas acaba não cumprindo a função de formar cristais de gelo, o que depende muito do sabor que o geladinho tem.

Liga neutra
Apresenta-se como um pó fino e de cor pálida, bege, como de areia. É insípida e, portanto, perfeita para não trazer nenhum aroma ou sabor adicionais além do original de sua receita. De modo geral, é utilizada em sorvetes e cremes gelados nos preparos de suas caldas-base.

Cubram com filme plástico
Evitar a formação de cristais de gelo é uma das principais dificuldades de quem prepara o sorvete em casa. Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento.

Dizemos que a viscosidade é inversamente proporcional à temperatura. O sorvete contém gorduras que o tornam pastoso em temperaturas entre zero e - 18°C, (menos 18 °C). Essa consistência pastosa é apreciada pelos amantes do sorvete. No entanto, quanto mais fria estiver a temperatura, mas duro ele vai estar.

É importante conservar o sorvete corretamente no freezer para evitar que ele congele excessivamente. Aqui estão algumas dicas para uma conservação adequada: Mantenha o freezer sempre na temperatura recomendada, entre -18°C e -20°C. Evite abrir o freezer frequentemente, pois isso pode causar oscilações de temperatura.

Em primeiro lugar, o sorvete deve ser armazenado entre –18 °C e –20 °C. Pois, abaixo dessa temperatura ele irá amolecer e acima irá congelar. Dessa forma, com essa temperatura, os sorvetes podem ser guardados tanto em freezers profissionais, quanto domésticos, sem ter sua qualidade comprometida.