Como deixar o quarto bonito com LED?

Perguntado por: oagostinho8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Por isso, uma boa dica é você mesclar a utilização de lâmpadas de cores quentes e cores frias. Lembre-se que a luz branca é uma boa opção se você deseja uma iluminação mais clara e objetiva; cores quentes proporcionam aconchego, tons de azul e roxo costumam proporcionar tranquilidade.

Se você deseja fazer pequenas alterações no layout do quarto com led a dica é apostar no uso de fitas de led embaixo dos móveis do quarto. As fitas de led ao serem fixadas embaixo da cama, por exemplo, além de trazer um ar mais futurista para o décor também dá a impressão de que a cama esta flutuando.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. As cores boas para dormir. Dentre as cores mais recomendadas estão o azul, o verde e o lilás.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Nas paredes, o ideal para ambientes com pouca luz natural é apostar nas cores claras, como o tradicional branco ou cores pastéis. Essas cores dão uma sensação de amplitude aos cômodos e também refletem a luz, contribuindo assim para a iluminação do ambiente.

As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

A maioria das fitas de LED possuem uma fita de cola dupla, mas caso o seu modelo não possua, é recomendado se utilizar uma cola instantânea ou de contato, para garantir a fixação e estabilidade do produto. Atente-se para deixar a ponta com o conector em uma posição favorável, próxima a tomada.

Como esconder a fonte com fácil acesso quando não tem marcenaria por perto: coloque uma caixa 4x4 ao lado do interruptor. Quando precisar de manutenção é só tirar o espelho do interruptor e alcançar a fonte.

Nos dormitórios, onde prezamos pelo relaxamento e tranquilidade, deve-se evitar cores fortes como o vermelho, laranja, roxo e marrom. Dê preferência às cores citadas neste artigo e garanta uma melhor qualidade de vida e boas noites de sono.

Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do ramo de hotelaria em Londres, as três cores para decoração de quarto que mais ajudam a ter uma noite de sono tranquila e longa são: azul, amarelo e verde. O azul, como já era de se esperar, dá a sensação de serenidade e calma necessária para a hora de dormir.

A ansiedade e o estresse, por sua vez, somem num passe de mágica. Há quem diga que o azul traz uma sensação de tranquilidade e paz, seja porque faz o subconsciente se lembrar da cor do céu, seja porque permite lembrar da cor do mar.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Um Kelvin é uma unidade base do SI (Sistema Internacional) usada para medir a temperatura de cor da lâmpada ou luminária de LED. Quanto mais baixa a unidade de kelvin, mais branca quente (âmbar ou amarelada) a lâmpada de LED ficará.

As luzes mais comuns são a branca e a amarela, sendo que é com estas temperaturas que se trabalha para deixar um local mais aconchegante ou mais “alerta”. Enquanto a primeira proporciona mais contraste e a sensação de um local mais claro, a outra proporciona maior conforto visual.

As participantes que receberam irradiação de corpo inteiro com tratamento de luz vermelha apresentaram melhoria no sono e melhor desempenho. Os cientistas concluíram que o tratamento com luz vermelha também contribuiu para o aumento da secreção de melatonina.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.