Como deixar o Manjaro mais rápido?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com o terminal aberto, digitamos sudo pacman-mirrors -f5 . Com este comando, o sistema irá escolher os espelhos mais rápidos para os repositórios do Manjaro, o que irá deixar os downloads mais rápidos. Este comando pode ser executado sempre, especificamente quando você sentir que as atualizações estiverem lentas.

Rápido, poderoso e sempre atualizado, Manjaro oferece todos os benefícios de um sistema operacional Arch Linux, mas com ênfase especial na estabilidade, facilidade de uso e acessibilidade para iniciantes e usuários experientes.

Atualize o Manjaro via GUI
Para começar, abra o programa de atualização de software no inicializador de aplicativos. Nesta janela, o Manjaro nos informa quais pacotes instalados precisam ser atualizados. Tudo o que você precisa fazer é clicar em “Aplicar” para começar a baixar e instalar as atualizações.

A atualização no Manjaro KDE pesa um pouco mais de 700 MB, enquanto em outras versões, como i3, é pouco mais de 400 MB.

O Manjaro ARM é a distribuição Manjaro, mas para dispositivos ARM. Baseia-se no Arch Linux ARM, combinado com as ferramentas, temas e infra-estruturas do Manjaro para criar imagens de instalação para o seu dispositivo ARM.

Mas, ao utilizar o Manjaro você terá outro gerenciador de pacotes, o pacman.

Para instalar o pacote basta marcá-lo e clicar com o botão direito do mouse. No menu suspenso, selecionaremos a opção "Instalar". Se o pacote está instalado e queremos desinstalá-lo, basta escrever o pacote e selecionar a opção "desinstalar" no menu suspenso.

Para verificar as versões do Java instaladas no Linux Manjaro, utilize o comando:

  1. ˜ archlinux-java status. ...
  2. ˜ archlinux set [nome da versão] ...
  3. ˜ archlinux set java-15-openjdk. ...
  4. ˜ pacman -Ss openjdk java. ...
  5. ˜ sudo pacman -S [nome do pacote] ...
  6. ˜ archlinux-java status.
  1. 1 Recupere o GRUB do Manjaro com estas etapas, por ManjaroLinuxEsBot. 1.1 Instale-o no modo BIOS ou UEFI. 1.1.1 Instale o grub loader no modo BIOS. 1.1.2 Instale o grub loader no modo UEFI. 1.1.3 Etapa extra se houver inicialização dupla.
  2. 2 Simples, mas você tem que seguir as instruções corretas.

Modo gráfico: procure libreoffice no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

  1. Marcar e aplicar a instalação.
  2. Dependências opcionais.
  3. Confirmar a instalação.
  4. Digitar a senha para a instalação.
  5. Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
  6. Progresso e conclusão da instalação.

O Arch Linux fornece muitos milhares de pacotes binários dentro de seus repositórios oficiais, enquanto os repositórios oficiais do Slackware são mais modestos. O Arch oferece o Arch Build System, um sistema de ports reais e também AUR, uma coleção muito grande de PKGBUILDs contribuídos pelos usuários.

O pacman mantém o sistema atualizado, listas de pacotes de sincronização com o servidor mestre. Este modelo servidor/cliente também permite o usuário baixar/instalar pacotes com um simples comando, completo com todas as dependências requeridas.

Para ativar o suporte ao AUR clique no menu de “…” no canto superior direito, clique em “Preferências”, digite a sua senha e pressione “Enter”. Agora na aba “AUR” ative o botão “Habilitar o suporte AUR”.

Formatar pendrive utilizando o Gnome Disks

  1. Encontre o pendrive que deseja formatar;
  2. Clique no ícone de engrenagens para mostrar às ações que podem ser realizadas neste dispositivo;
  3. Selecione a opção “Formatar partição”;
  4. Defina um nome para o pendrive, pode ser em branco;
  5. Clique no botão “próximo”;
  6. Clique em formatar.

Você também pode acessar clicando com o botão direito no ícone Gerenciador de Configuração do Manjaro na Área de notificação e selecionar Pacotes de Idioma.

O Manjaro Linux foi lançado pela primeira vez em 2011 por um grupo de entusiastas do Linux conhecido como “The Manjaro Team”. Sua visão era criar uma distribuição baseada no Arch Linux, mas mais acessível para usuários iniciantes, mantendo a robustez e flexibilidade do Arch Linux.

Assim como no ubuntu crtl+alt+t abre o terminal, no caso do manjaro abre o konsole.