Como deixar o denominador igual?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira.

Para se adicionar (ou subtrair) frações com o mesmo denominador devemos somar (ou subtrair) os numeradores e conservar o denominador comum.

E quando os denominadores são diferentes? Quando os denominadores são diferentes é preciso igualá-los. Isto é feito a partir do mínimo múltiplo comum (MMC), que nada mais é do que o menor número capaz de dividir outro número.

Por exemplo, 3/4 é uma fração reduzida, pois não há nenhum outro número além de 1 capaz de dividir 3 e 4 ao mesmo tempo. Agora observe a fração 2/4. Ela pode ser simplificada, dividindo o numerador e o denominador por 2, e terá como resultado 1/2.

Quando multiplicamos o denominador e o numerador de uma fração por um mesmo número, obtemos uma fração equivalente, ou seja, frações que representam um mesmo valor. Sendo assim, racionalizar consiste em multiplicar o denominador e o numerador por um mesmo número. O número escolhido para isso é chamado de conjugado.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero. Quando realizamos a operação de divisão, estamos simplificando a fração.

No caso das frações, devemos reduzir os denominadores ao mesmo valor, aplicando o cálculo do mínimo múltiplo comum (mmc). Depois de calculado, devemos dividir o novo denominador pelo anterior e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.

Outra ténica para resolver equações com frações é a de anular os denominadores a partir de um número multiplicado em ambos os membros. O melhor valor para desempenhar este papel de multiplicador é o mmc entre os denominadores.

Nas frações onde os denominadores são iguais, basta conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores de acordo com a operação indicada. Por exemplo: Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador.

O denominador é o termo da fração que indica o número de partes em que será dividida uma determinada quantidade, enquanto que o numerador é o número de partes que usaremos dessa quantidade que acabou de ser dividida. Assim, a fração é um número construído a partir da razão do numerador pelo denominador.

Os números decimais têm origem nas frações decimais. Por exemplo, a fração 1/2 equivale à fração 5/10 que equivale ao número decimal 0,5.

A simplificação de frações é uma maneira de escrever a mesma fração, mas de forma que os numeradores e denominadores sejam escritos com números menores. Quando simplificamos uma fração, encontramos uma fração equivalente, porém na forma reduzida.

Para subtrair frações com denominadores diferentes, você precisa encontrar um denominador comum. Isso é possível identificando o mínimo múltiplo comum dos dois denominadores.

A regra é simples: se você tem o mesmo número (ou letra, no caso das equações) no numerador e no denominador, corte-os!

Significado de Simplificação
substantivo feminino Ação ou efeito de simplificar. Ato que fazer com que fique mais simples: simplificação de um projeto. Etimologia (origem da palavra simplificação). Do francês simplification.

Isso significa que, para calcular a raiz de uma fração, basta calcular separadamente a raiz do denominador e do numerador.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda.

São equivalentes se os produtos do numerador de uma e o denominador da outra são iguais, ou seja, produtos cruzados. Vamos ver uns exemplos: Vamos ver se 2/5 e 4/10 são equivalentes. Para conferir, vamos multiplicar o numerador de uma fração pelo denominador da outra.