Como deixar o cabelo mais liso com a chapinha?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como fazer prancha no cabelo? 10 dicas para usar a chapinha corretamente e garantir o liso perfeito

  1. Aplique o protetor térmico nos fios antes de começar a chapinha. ...
  2. Desembarace os cabelos com uma escova ou pente. ...
  3. Dê atenção à temperatura da prancha não queimar o cabelo. ...
  4. Sempre deslize a chapinha na mecha de uma vez só

Produtos com proteção térmica são os ideias antes de passar chapinha. Isso mesmo, diva, só o que você precisa fazer é usar um produtinho que tenha proteção térmica na fórmula! Essa ação é responsável por proteger o cabelo, reduzindo os danos do calor da chapinha.

Um dos truques de profissionais para minimizar o frizz depois da chapinha é finalizar o processo passando o ar frio do secador sobre os cabelos. Isso faz com que os fios esfriem mais rápido e não absorvam a umidade do ambiente, o que confere mais brilho e ainda prolonga a durabilidade do efeito liso e alinhado.

Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha
Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.

Os métodos mais comuns de alisar os fios são os naturais, por meio da prancha de cabelo, mais conhecida como chapinha, ou os definitivos, com procedimentos químicos, feitos por profissionais especializados. Além disso, com a inovação da indústria cosmética, também é possível encontrar produtos capilares alisadores.

Como Alisar o Cabelo em 5 Minutos? Técnica Secreta Rápida

  1. Lave e seque o cabelo. Seque o cabelo com um secador de cabelo, usando uma escova redonda. ...
  2. Aplique um protetor térmico no cabelo. ...
  3. Pranche o cabelo seccionado em mechas finas. ...
  4. Deixe o cabelo arrefecer completamente antes de pentear ou desembaraçar.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

Saiba que isso pode acontecer por vários motivos: o seu fio pode ser naturalmente grosso ou seco, como os cacheados e crespos, ou os seus cabelos podem estar ressecados, com frizz e com pontas duplas. Por isso, alguns cuidados extras antes e depois de ligar o secador ou a chapinha são essenciais.

No entanto, existe sim um jeito de usar o creme para pentear antes da chapinha, caso o seu não seja termoativado. Basta combinar o produto com um óleo capilar que tenha proteção térmica, assim você mantém a proteção, não deixa seus fios pesados e ainda potencializa a hidratação.

A chapinha pode fritar os cabelos úmidos
Com isso, você pode ficar com cabelos ressecados, quebradiços, fios frágeis, opacos e danificados. Então, sempre use a chapinha com os cabelos secos para evitar problemas maiores.

  1. Dica #1: lave os cabelos com uma linha de tratamento anti-efeito armado.
  2. Dica #2: use o óleo capilar nas madeixas antes de secar os fios.
  3. Dica #3: evite escovar o cabelo puxando para cima.
  4. Dica #4: finalize a escova com um jato de ar frio nas mechas.
  5. Dica #5: aplique o óleo capilar no comprimento e pontas mais uma vez.

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Para evitar esse efeito, uma boa ideia é utilizar um protetor térmico antes de usar o secador, a chapinha ou o babyliss, com a finalidade de prevenir os danos causados pelo calor desses aparelhos.

Depois de escovar o cabelo todo com o auxílio do secador, a melhor maneira de prolongar a durabilidade do efeito liso é passando a chapinha em seguida. Por causa das placas de metal que aquecem os fios, o aparelho consegue deixar os cabelos mais brilhosos e mais lisos por tempo prolongado.

Cuidados antes da chapinha
Mas lembre sempre de evitar a raiz e aplicar apenas no comprimento e nas pontas. A nutrição é importante porque vai funcionar como uma barreira protetora em altas temperaturas e vai manter a oleosidade natural intacta.