Como deixar madeira resistente à água?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Um dos melhores e mais comuns acabamentos para madeira resistente à água é o verniz à base de óleo, pois garante maior impermeabilidade e maior durabilidade à madeira. O verniz cria uma espécie de “capa protetora à madeira” e impede as ações de intempéries e a penetração de água.

Um dos métodos mais comuns para impermeabilização de madeira é o tratamento com óleo. Os mais usados são os de linhaça, tungue ou noz. É importante ressaltar que o óleo é mais indicado para projetos menores.. Quando o assunto é reforma, o verniz é um dos impermeabilizantes mais adequados.

Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com filtro solar duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla. De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto.

Entre os vários tipos de vernizes disponíveis hoje em dia no mercado especializado em proteção para madeira, quando se fala em proteção para madeira em áreas externas contra sol forte e chuvas intensas, o Verniz Premium Solare é um dos mais indicados.

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

O stain é um produto chamado de impregnante, que entra nos veios da madeira e a protege contra umidade, cupins e fungos. É a solução preferida de arquitetos para janelas, portas e móveis de madeira que ficam expostas à chuva e sol.

Em síntese, para selar a madeira e dar o acabamento que você deseja, tenha sempre em mente os seguintes passos:

  1. Lixe e limpe a madeira;
  2. Defina qual o acabamento é mais adequado: verniz ou tinta;
  3. Aplique a seladora;
  4. Aplique o acabamento escolhido.

Temos outras espécies de madeiras nativas com boa durabilidade também, como o Cumaru, com alta resistência à umidade e ao ataque de brocas e fungos. Além de Ipê, Maçaranduba, Pitomba, Eucalipto, Púbis, Cedro, Peroba, Jatobá e Itaúna.

Óleo de linhaça refinado. O óleo de linhaça é usado há séculos para proteger e acabar madeira. É sem dúvida um dos acabamentos para madeira mais populares do mundo. Protege a madeira, seca lentamente e dá um acabamento quente com lustro discreto que acentua os veios da madeira.

epóxi

O principal tipo de resina para madeira é a epóxi, cujo seu material é semelhante ao plástico. Ela também é conhecida como poliepóxido.

O stain é um acabamento acetinado “invisível”. Trata-se de um impregnante que tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. O produto penetra nos veios do substrato, ressalta sua tonalidade natural, repele a água e protege contra fungos e raios solares.

O Verniz Isolante é o mais conhecido e comum dos acabamentos em madeira, principalmente no Brasil. O tempo médio de secagem dele é de oito horas entre as demãos.

O Verniz Premium Marítimo é um verniz transparente de acabamento brilhante ou acetinado, feito com resina à base de poliuretano modificada e filtro solar. Após a secagem, forma uma película que protege, realça os veios, embeleza e enobrece a madeira.

Mas porquê usar óleo mineral nas madeiras? O óleo penetra na madeira através dos seus poros (não pode ter verniz) e realça a sua cor natural, o desenho dos veios, prevenindo empenos e fissuras. Para além disso, torna-a impermeável e mais resistente ao tempo, chuva ou sol.

verniz acrílico

O verniz acrílico é resistente às intempéries como sol e chuva e pode ser usado em ambientes internos e externos. Como principal característica, possui alta resistência no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando desbotamento e manchas, contribuindo para a durabilidade da pintura.