Como deixar de ser uma pessoa detalhista?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

A seguir algumas dicas para ajudá-lo a lidar com o perfeccionismo.

  1. Lembre que perfeição não existe. ...
  2. Perceba os danos desse comportamento para você ...
  3. Não tenha medo de críticas. ...
  4. Trabalhe com prazos. ...
  5. Procure fazer melhor em vez de perfeito. ...
  6. Utilize o princípio de Pareto. ...
  7. Evite comparar-se com os demais. ...
  8. Pratique aceitação.

O perfeccionismo é um tipo de comportamento caracterizado pelo desejo de realizar todas as tarefas de modo perfeito, não sendo admitidos erros ou resultados pouco satisfatórios para o seu padrão. A pessoa perfeccionista normalmente possui alto padrão de cobrança sobre si e sobre os outros.

Uma pessoa dita perfeccionista é detalhista, faz tudo com muita atenção e comprometimento, tem dificuldade de confiar nas outras pessoas (sempre acha que os outros vão errar ou fazer pior do que ela) e por mais que para os outros ela tenha feito um trabalho primoroso, para ela sempre tem o que melhorar.

O perfeccionismo é a tendência de acreditar que existe uma forma perfeita de ser e fazer, que pode trazer grandes prejuízos e ser causadora de muitos sofrimentos.

O perfeccionismo é descrito por muitos psicólogos como a necessidade de estabelecer padrões elevados e rígidos para si mesmo. A pessoa perfeccionista segue uma série de requisitos de conduta, criados especialmente para ela mesma, e faz constantes autoavaliações.

1 perfeccionista, caprichoso, acurado, esmerado, apurado, cuidadoso, exigente, primoroso, seletivo, inflexível, severo, rígido, escrupuloso, duro.

O temperamento detalhista é extrovertido porque toda a sua atenção está focalizada no mundo externo e alcança a descoberta da verdade através do estudo e da análise das questões, conseguindo, progressivamente, descobrir a realidade que elas escondem.

substantivo masculino e feminino Quem se preocupa excessivamente com os detalhes.

Perfeccionismo é doença? Atualmente, de acordo com a classificação de problemas de saúde mental publicada pela Organização Mundial da Saúde, o perfeccionismo é identificado com um transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo, portanto, não é uma doença.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

"O perfeccionismo pode atrapalhar a vida quando a pessoa estabelece metas e padrões altos, pouco realistas e inflexíveis. Ela pode perder um tempo grande tentando alcançar esse padrão, sem coragem de dar um passo para trás, e ficar isolado", diz a psicóloga.

Detalhe: ser detalhista é uma peculiaridade que pode funcionar facilmente para o bem e para o mal. De um lado, o indivíduo não se esquece de conferir os detalhes e isso faz com que a tarefa seja entregue 100% correta.

Você sabe lidar com uma pessoa detalhista, aquela que não abre mão dos últimos detalhes de um projeto ou de uma conversa? Ela costuma ser fundamental em nossa trajetória e demonstra importante racionalidade para qualquer tipo de relação. Quem tem o estilo analítico como predominante pensa de maneira sistemática.

TOC não é perfeccionismo
Nem todas as manias, por mais que pareçam, são diagnosticadas como transtornos. Estes possuem características específicas que evidenciam um comportamento obsessivo.

O trabalho dos perfeccionistas é organizado, detalhado e caprichoso. Todavia, o perfeccionismo também possui um lado obscuro. Ele pode estimular uma obsessão nada sadia com a perfeição. Psicólogos afirmam que os perfeccionistas que praticam hábitos nocivos podem trabalhar até alcançarem o esgotamento psicológico.

Ao contrário do detalhista, o generalista prefere uma visão do todo, pensando nos gastos de uma forma geral. Por exemplo, na planilha de orçamento do generalista, não estão especificados todos os custos, detalhadamente, mas, sim, de forma geral: gastos com mensalidade escolar, casa, transporte, refeições em geral.

Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante.

A pessoa emotiva sente demais e leva cada coisa em consideração, por isso simplesmente não consegue separar a emoção da razão e tomar uma decisão prática. Qualquer escolha torna-se um dilema!

detalhista

  1. que ou pessoa que se preocupa muito com os pormenores.
  2. diz-se da pessoa cuja obra revela a importância que é dada aos detalhes.
  3. que ou aquele que é responsável pelos pormenores de um projeto.