Como deixar de ser ruim no futebol?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Exercite o seu cérebro. Não é apenas de chutes, dribles e jogadas ensaiadas que se vive o futebol. Para melhorar suas habilidades em campo, você precisa estimular o raciocínio. Aprender algo novo, exercitar sua memória e aperfeiçoar sua visão periférica são excelentes maneiras de melhorar seu desempenho no esporte.

Manter-se no presente, respirar fundo, descansar na noite anterior, hidratar-se, pensar positivo e confiar em você. Essas são estratégias para diminuir o nervosismo antes da partida. E o mais engraçado de tudo é que o próprio futebol pode ser considerado como uma maneira de controlar a ansiedade.

O artigo 5º da Lei nº 6.354/76 dispõe que o jogador de futebol deverá ter idade mínima de 21 anos, admitindo a celebração de contrato mediante representação legal entre 16 e 21 anos. A Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), que revogou parcialmente a anterior, manteve os mesmos parâmetros.

6 passos para enfrentar momentos de pressão no esporte

  1. Técnicas de relaxamento. A ansiedade é um dos principais fatores geradores de pressão. ...
  2. Simulando a pressão. ...
  3. Rotina pré-competição. ...
  4. Estratégia cognitiva. ...
  5. Usando a pressão a seu favor. ...
  6. Fazer coisas que te joguem pra cima.

Mantenha o foco no jogo. Não deixe que pessoas ou acontecimentos externos, fora do jogo, façam você perder a concentração, pois isso só vai prejudicar a você mesmo. A meditação ajuda esportistas dos mais variados esportes a manterem a concentração e entrarem no jogo mais tranquilos.

Uma pesquisa das Universidades de Wolverhampton e de Birmingham, na Grã-Bretanha, afirma que jogadores de futebol mais altos são os mais bem sucedidos.

Faça exercícios com peso para ter um chute mais forte
Esses movimentos trabalham quadríceps, posterior das coxas, glúteos e panturrilhas, que são muito exigidos ao chutar, saltar para cabecear uma bola, correr. Além do treino de pernas, foque na academia no fortalecimento do core, com exercícios como prancha abdominal.

Para aumentar a sua aceleração, é interessante correr e dar passadas mais longas e uniformes – estendendo as articulações. Além de aumentar o alcance das passadas, a extensão muscular aumenta sua velocidade. Faça exercícios com a bola. Outro ponto importante é desenvolver o controle de bola.

As técnicas mais utilizadas para isso são respiração, mentalização e auto-fala. Como foi descrito antes, exercícios de respiração podem ser utilizados para deixar um atleta mais ansioso. Usar mentalização para se imaginar na competição e conversar consigo mesmo (auto-fala) também podem agitar o atleta.

Três exercícios de respiração para momentos de estresse

  1. Sente-se em um lugar confortável, mantenha a coluna ereta e, se preferir feche os olhos;
  2. Inspire por três a cinco segundos, de forma profunda, para expandir e projetar seu abdômen inferior para a frente;
  3. Expire lentamente;
  4. Experimente pelo menos dez ciclos.

Um atleta deve comer antes da competição alimentos que gosta e que costuma comer. Novos alimentos podem causar problemas estomacais, como diarréia ou cólicas estomacais. A refeição de pré-competição deve ser rica em carboidratos e líquidos. Carboidratos incluem pão, arroz, macarrão e alguns vegetais, como batatas.

Como aprender a jogar futebol em 1 dia: dicas rápidas e simples

  1. 1) Mantenha-se relaxado. Não fique com medo! ...
  2. 2) Treine com quem sabe. Procure treinar com quem sabe o está fazendo. ...
  3. 3) Treine sozinho. ...
  4. 4) Acompanhe o blog da Joga. ...
  5. 5) Baixe o app da Joga.

Os resultados indicaram que houve alterações no córtex cerebral de jogadores de futebol, com mais respostas elétricas maiores e rápidas, associadas com as funções das extremidades inferiores, enquanto não houve diferença entre os dois grupos ao executar tarefas das extremidades superiores.

A probabilidade de uma criança se tornar um profissional dos gramados é de apenas 1,5% (é o que aponta o artigo Jogadores de Futebol no Brasil, publicado em 2011 pela Revista Brasileira de Ciências do Esporte), mas treinadores e coletivos de futebol nos territórios periféricos pelo país empenham-se para que esse número ...

Idade: os clubes valorizam atletas mais jovens, a partir de 14 ou 15 anos. Dupla nacionalidade: atletas com passaporte europeu têm mais chances de jogar naquele continente. Estilo de jogo: estude sobre o estilo de jogo valorizado na cultura do país do clube que você fará a peneira.