Como deixar de ser infantil e amadurecer?

Perguntado por: emoreira6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ter atitude para não agir de forma infantil, assumir responsabilidades e lidar com a próprias emoções fazem parte dessas mudanças.
...
Tenha confiança em si mesmo.

  1. Vista-se bem para transmitir mais confiança.
  2. Mantenha uma boa postura corporal.
  3. Olhe as pessoas nos olhos durante a conversa.
  4. Seja firme no aperto de mão.

Alguns fatores precisam ser iniciados como o autoconhecimento, o correr riscos (pode iniciar com os pequenos) e a auto responsabilidade. O autoconhecimento vai fazer passar a reconhecer quais os gatilhos que desencadeiam o choro, o medo, a vergonha, etc. Você vai precisar estar atenta a esses gatilhos.

O que é Síndrome de Peter Pan? O termo surgiu pela primeira vez no livro do psicólogo Dan Kiley, Síndrome de Peter Pan: homens que nunca crescem. Essa síndrome de certa forma incapacita a pessoa de crescer mentalmente ou de se envolver em comportamentos considerados adultos.

A síndrome de Peter Pan é um transtorno que bloqueia comportamentos adultos e que pode afetar o bem-estar e relacionamentos de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia é parte fundamental do tratamento e pode proporcionar um avanço contínuo e uma ferramenta de autoconhecimento.

Quatro atitudes diárias para desenvolver a maturidade psicológica

  1. Saber esperar.
  2. Sem chilique.
  3. Saber priorizar.
  4. Saber usar as expressões mágicas.
  5. Como uma pessoa madura resolve os problemas.

O primeiro passo para conquistar a maturidade emocional é buscar o autoconhecimento. Afinal, para controlar suas próprias emoções — e não ser comandada por elas — é necessário, antes de tudo, conhecê-las e compreendê-las. Com isso, será possível reconhecer seus pontos fortes e frágeis e trabalhar para aprimorá-los.

Talvez, quando somos muitos novos, o hipocampo não esteja desenvolvido o suficiente para construir uma memória vívida de um episódio. Bebês ratos, macacos e humanos continuam a adicionar novos neurônios ao hipocampo durante os primeiros anos de vida, e todos nós somos incapazes de formar memórias de longo prazo.

Aprenda a se comunicar de forma assertiva.
Uma pessoa imatura pode ser manipuladora e egocêntrica. Sendo assim, se você for desabafar com ela, seja claro e assertivo — não agressivo. Diga o que espera das suas interações, mas não perca a paciência e nem o respeito.

O distúrbio mental infantil pode ser algum transtorno que afete, principalmente, campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, assim como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade.

Querer descobrir o corpo, inclusive, as partes íntimas, faz parte das descobertas das crianças desde cedo. É normal que ainda na primeira infância, a criança comece a conhecer diversas partes do corpo, inclusive, as partes íntimas.

Como lidar com a falta de concentração infantil

  1. Faça uma lista de metas. Às vezes, não é que os alunos não possam se concentrar – é que eles não sabem o que focar. ...
  2. Aprenda a lidar com distrações. ...
  3. Brincar com jogos de foco e atividades para construir atenção.

Preocupações excessivas, cansaço e falta de ânimo, por exemplo, dificultam ou até mesmo impossibilitam a realização das suas obrigações diárias.

O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.

O medo de se tornar adulto é algo comum durante a adolescência, afinal, deixar a Terra do Nunca não é tão fácil quanto parece. Mas devemos ficar atentos para identificar a diferença entre um simples medo e uma fobia - doenças mentais são bem difíceis de serem diagnosticadas.

A personalidade imatura é uma personalidade incompleta.
Tendo isso em mente, esse ponto é onde se entende que uma personalidade imatura dá lugar a uma psicologia ainda incipiente e incompleta que pode (e deve, pelo seu bem) mudar e melhorar para se tonar mais sólida.