Como deixar brasa forte?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Você pode usar álcool em gel ou líquido. Aguarde alguns minutos para que o álcool seja absorvido pelo carvão. Em seguida, com muito cuidado e de longe, acenda um palito de fósforo ou ateie fogo em um pedaço de papel e jogue no carvão. A brasa está pronta!

Sem problemas! Espete a bichinha e coloque lá em cima, para assar por muito tempo, bem devagar. A 40cm do fogo está bom. Peças médias ficam no meio, em torno de 25 centímetros das brasas.

As brasas não queimam os pés de quem caminha sobre elas porque têm baixa condutividade e baixa capacidade térmica; as solas dos pés ficam pouco tempo em contato com elas; e as células do corpo humano contêm muita água.

Acenda o carvão pelo menos 45 minutos antes de assar a carne e só coloque as peças na churrasqueira quando o carvão estiver ficando cinza. Não é necessário a chama, mas sim a brasa para assar a carne.

Para começar, coloque os pedaços de carvão ao fundo da churrasqueira, espalhe e jogue álcool sobre eles, mas não acenda o fogo de imediato: espere alguns minutos para que o carvão absorva o conteúdo.

O seu churrasco pode se beneficiar muito com a prática de jogar água e o controle das labaredas. Mas a quantidade do líquido não deve passar de um terço do copo por vez. Quando for jogar a água, afaste um pouco a carne para evitar que a fumaça pegue na proteína.

Calcule sempre de 1 a 1,5 kg de carvão por kg de carne, principalmente se o seu churrasco for demorar muito. Portanto, para 10 kg de carne, calcule de 12 a 15 kg de carvão.

Altura certa da grelha
Os cortes pequenos devem ficar mais próximos da brasa, por isso acomode a grelha numa altura de 15 a 20 cm acima do fogo. Já a grelha para as peças de carnes, que vão ser assadas inteiras, devem ficar de 40 a 50 cm de distância da brasa.

Lembrando que a lenha leva mais tempo que o carvão para formar a brasa. Em relação à quantidade, se com o carvão você usa 1 saco de 5 kg, na lenha, para assar a mesma quantidade de carne, você vai de pelo menos 3 vezes mais, ou seja, 15 kg.

Usar fogo baixo é uma forma de ter mais segurança no preparo dos alimentos. Isso porque cozinhar em fogo alto pode ser perigoso, já que a chama pode se espalhar, aquecendo os cabos da panela e os outros utensílios que estiverem sobre o fogão. Na hora de manuseá-los, podem ocorrer acidentes, como queimaduras nas mãos.

Cozinhar em fogo brando significa cozinhar um líquido em uma temperatura um pouco abaixo do ponto de fervura, e é uma maneira suave de cozinhar os ingredientes aos poucos, até que fiquem macios. Esse método também concentra os sabores, preservando-os e deixando-os mais fortes.

Virar as carnes na grelha o tempo todo
O ideal é virá-la apenas uma vez, assim que o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte que está voltada para cima. Na hora de virar, prefira usar um pegador e evite ao máximo furar a peça.

Uma boa brasa precisa de tempo para acender e ficar na temperatura ideal para o seu churrasco. Recomendamos que, após acesa, você espere cerca de 40 a 50 minutos para começar a trabalhar nas carnes e acompanhamentos que vão para a grelha. Uma vez que você iniciou os preparos, sua brasa vai sempre precisar de atenção.

A maminha é uma carne extremamente macia quando cortada contra as fibras, suculenta e de sabor suave. Ela é uma boa pedida em preparações feitas no forno, e em pratos no qual a carne é recheada. É o mais nobre e macio dos cortes bovinos. Ele é marcado pela sua maciez, ausência de gordura, nervos e fibras.

A quantidade de carvão vegetal suficiente para um churrasco normalmente queima em menos de duas horas, se deixado sozinho. Esta é apenas uma fração do tempo necessário para assar cortes grossos de carne, como uma carne de porco ou peito.

Abanar – ou seja, jogar mais ar (O2) na brasa, aumentando assim a concentração dos reagentes. Isso faz com que o carvão queime mais rapidamente – a reação química ocorre com mais velocidade.

A média é usar 1kg de carvão para 1kg de carne, mas é sempre bom ter uma quantidade de carvão reserva, pois a temperatura, o vento, o tipo de carne e até a churrasqueira podem aumentar o consumo.

De maneira geral, o indicado é que você utilize cerca de 1kg a 1,5kg para cada quilo de carne que for ser assada. Assim, a garantia é um churrasco perfeito!