Como deixar a PPK cheirosa e saudável?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Evite sabonetes e loções com cheiros fortes, prefira produtos neutros, ou com glicerina, que foram desenvolvidos com todo cuidado para o uso na região da vagina. E assim, mesmo os produtos destinados a esse uso devem ser usados com moderação, lembre-se: nossa ppk é maravilhosa e autolimpante. Nada de esponja também!

O uso de um sabonete glicerinado também é recomendado e mais acessível para usar. Após a lavagem, seque bem as partes íntimas e de preferência use lingerie de algodão. Seja para a região íntima masculina ou feminina, essas informações e dicas de higiene são muito importantes.

É importante dedicar atenção à lavagem de calcinhas. “De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia.

Esse é um mecanismo natural do corpo feminino para manter a vagina lubrificada e limpa. Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação.

Nem todas as mulheres com vaginose bacteriana apresentam os sintomas, mas se o odor característico surgir, especialmente após as relações sexuais, consulte um ginecologista para verificar se há algum problema na área íntima. No caso da infecção, tratamento é simples e normalmente feito com o uso de antibióticos.

É normal que sua vagina tenha um cheiro próprio, mas um odor muito forte pode sinalizar algum problema. Preste atenção a qualquer alteração no cheiro, bem como na secreção ou se você sente irritação, ardor ou coceira. O cheiro da vagina pode variar durante o ciclo menstrual, gravidez ou menopausa.

A forma correta de fazer a higiene íntima feminina
A limpeza da região deve ser feita com água, sempre no sentido da região vaginal para a anal. Isso evita o contato com microrganismos presentes nas fezes. O ideal é fazer a limpeza com os próprios dedos. Jamais com esponjas.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Sim, usar o sabonete íntimo diariamente é o primeiro passo para a higiene íntima feminina correta, sem causar irritação na região. Usar o sabonete íntimo diariamente no banho, da forma certa, é uma forma segura para se obter os melhores resultados.

De forma geral, é importante limpar a ppk com sabonetes infantis, que sejam apropriados para a idade e não alterem a flora vaginal.

Gino-Canesten® vem ajudando as mulheres e pessoas com vagina há mais de 40 anos.

A pesquisa está alinhada à ampliação do portfólio de Gino-Canesten, que acaba de lançar um produto para o tratamento dos sintomas da vaginose: Gino-Canesten Balance. Trata-se de um gel vaginal que elimina os sintomas da vaginose, como o cheiro desconfortável, logo nos primeiros dias de uso.

Entre as principais causas do desequilíbrio do Ph estão a higienização exagerada com cosméticos perfumados e até mesmo duchas vaginais. A boa notícia é que os sintomas da vaginose podem ser facilmente tratados com Gino-Canesten Balance, que não necessita de receita médica.

É natural que o ejaculado escorra, mas não impede que engravide.

O tratamento recomendado se dá com uso de antibiótico. É uma infecção da vulva e vagina, causada por um fungo que habita a mucosa vaginal e digestiva, que cresce quando o meio torna-se favorável para o seu desenvolvimento.

Dermacyd

O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal. Além disso, ele é um dos poucos produtos que informa o pH, que fica entre 3 e 5.

Banho de assento com vinagre
O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.