Como deixar a cozinha bem iluminada?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

4 Dicas para uma boa iluminação para cozinha: simples e práticas

  1. Escolha a lâmpada com a temperatura certa. É importante ter em mente que existem duas principais temperaturas de lâmpadas: quente ou fria. ...
  2. Opte por vários pontos de luz. ...
  3. Não se esqueça da luz natural. ...
  4. Lâmpadas certas nos locais certos.

Uma iluminação para cozinha ideal pode ser separada por tipo, intensidade e cor. Nas áreas como bancadas, pia e fogão é interessante que a iluminação seja mais forte e clara. Já nas áreas de circulação e alimentação, é indicado uma intensidade menor, deixando o ambiente mais aconchegante.

amarelo

O amarelo é a cor mais clara e também é a que mais se aproxima do branco, por isso, é recomendado o uso de tons de amarelo em cômodos pequenos. Essa cor traz a sensação de calor, eleva o ânimo e proporciona vivacidade ao ambiente.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

É importante lembrar também que a luz branca fria tem muito mais intensidade (ou, vamos dizer, claridade) do que as outras e por isso é muito usada quando precisamos de uma boa visibilidade para a leitura ou para o foco em alguma atividade, mas é sempre bom ter cuidado, porque o excesso pode causar desconforto.

Crescemos escutando que a luz branca economiza e a luz amarela consome mais energia; a luz branca ilumina muito mais e a amarela esquenta. Isso é um mito. Isso acontecia porque antigamente a gente tinha dois tipos de lâmpadas, a fluorescente (fria) e a incandescente (quente), que realmente existia diferença de consumo.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

O tipo de lâmpada
Para colocar nos lustres e pendentes, por exemplo, o ideal é investir em uma luz quente e amarela, como lâmpadas de led. Para complementar, utilize lâmpadas halógenas ou mesmo as fluorescentes para garantir a iluminação completa da sala de jantar e o conforto visual necessário para esse ambiente.

Creme de argila branca e camomila
Este creme é ideal para clarear as regiões mais escuras e eliminar as células mortas presentes na primeira camada da pele devido às propriedades antioxidantes da argila.

Saiba Como Clarear um Ambiente com Espelho
Para valorizar a iluminação dos cômodos, é interessante utilizar espelhos grandes e posicioná-los de forma que reflita a luz natural vinda das janelas, dessa maneira, a iluminação externa reflete e ilumina os cômodos.

LED

O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

Nas cozinhas, uma excelente combinação é o cinza com amarelo, principalmente para quem deseja uma cozinha industrial e urbana. Inclusive, essa dupla foi eleita a cor de 2021 pela Pantone. Essas cores também são fáceis de combinar com diferentes estilos e tamanhos de cozinhas.