Como deixar a Biju nova?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

Se você quer recuperar o brilho das suas bijus, basta passar um pouco de pasta de dente nos dedos, aplicar sobre a peça e esfreguar com papel higiênico. Repita esse processo 3 vezes e depois seque a bijuteria. Outra forma é deixá-las de molho na água com sabão em pó de um dia para o outro.

Com vinagre e bicarbonato
Coloque a água morna em um recipiente e acrescente o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e o detergente. Molhe as bijuterias nesse líquido e retire logo em seguida. Depois, use a escova de dentes para esfregá-las cuidadosamente. Feito isso, basta deixar que as peças sequem naturalmente.

Geralmente isso acontece porque o metal oxida com o tempo devido aos gases presentes na atmosfera ou até mesmo pelos produtos de beleza que utilizamos diariamente.

O banho de ouro em corrente pode ser aplicado também sobre diversos outros tipos de modelos, sendo possível a sua aplicação sobre pingentes, brincos, pulseiras, colares, anéis, alianças, entre diversos tipos de bijuterias.

Com um cotonete, esfregue pasta de dente por toda a bijuteria. A pasta de dente tem bicarbonato de sódio que vai ajudar na limpeza. Depois lave em água corrente e seque muito bem para evitar que oxide.

Giz e Sílica: pra evitar que as bijus escureçam!
A primeira é usar um pedaço de giz branco, daqueles de “quadro negro”, junto com as bijus, pois ele absorve a umidade, evitando que as peças fiquem escuras. A outra forma é usando saquinhos de sílica, que absorvem a umidade e evitam a oxidação das peças.

Reciclagem e reaproveitamento
Caso a sua bijouteria antiga esteja desgastada e seja feita predominantemente de materiais metálicos, você pode encaminhar para postos de reciclagem de metal. Também é possível incrementar a bijou antiga usando peças que você já tem em casa (veja uma dica aqui).

Ácido úrico
Esse ácido, que acelera a oxidação dos metais, está presente no suor. Algumas pessoas liberam mais ácido úrico que outras, por isso as peças do mesmo fabricante podem escurecer rápido em algumas clientes e em outras não.

À princípio, molhe um pano de microfibra em vinagre ou em suco de limão e esfregue o metal. Esfregue o objeto com movimentos circulares, enxague com água e seque com o pano de microfibra.

Encha uma tigela com água, coloque os colares, pulseiras, anéis e brincos, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó e mexa com as mãos (esfregando de leve as bijuterias). Deixe os itens de molho por 12 horas (o ideal é deixar pernoitar) e, depois, é só tirar os itens e secar com um pano.

Vinagre branco ou Coca Cola
Em uma tigela cheia de vinagre, deixe suas joias de molho por 2 horas. Não há necessidade de esfregar, pois o vinagre é corrosivo o suficiente. A seguir, você pode enxaguar com água limpa e secar delicadamente.

O aço 316L não escurece ou muda de cor com o tempo, além disso, tem menos risco de a pessoa ter alergias. Isso acontece por causa da composição do aço, que mesmo ao entrar em contato com a água, produtos químicos ou até mesmo o oxigênio, mantém o brilho natural.

Para evitar que peças como pedrinhas, brilhos se desprendam, você pode passar base de unha ou esmalte incolor sobre elas para reforçar a fixação. Tome cuidado para não aplicar o produto nas partes metálicas.