Como definir pai e mãe?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

E, quando pensamos em pai/ mãe, geralmente, associamos estas posições as pessoas que os ocupam, ou seja, os genitores, os seres biológicos que com a ajuda de seu óvulo ou espermatozóide contribuiu para que as crianças viessem a este mundo.

Em geral, enquanto as mães representam a proteção e acolhimento, os pais representam a força e a repressão. Não à toa, é comum se sentir mais à vontade em desabafar com as mães e entender que a palavra final diante de um pedido vem do pai.

1 genitor, gerador, padre, papá, papai, procriador, progenitor.

substantivo masculino Pai; indivíduo que gera; aquele que gerou um ou mais filhos biológicos. [Jurídico] O pai ou a mãe de uma pessoa: os genitores da criança chegaram? Etimologia (origem da palavra genitor). Do latim genitor.

Os tipos são: Autoritário, Democrático, Negligente ou Permissivo.

Uma das mais conhecidas é storge ou stergo, que transmite a ideia de “amor familiar”, “tratar com carinho” ou “afeição”, aplicado especialmente ao amor entre pais e filhos.

O pai tem papel tão importante quanto o da mãe na vida de um filho. Cabe a ele mostrar ao bebê que existem outras pessoas no mundo além da mãe, ser uma boa referência para a criança, ou seja, alguém em quem ela possa se espelhar.

Na psicologia fala que o pai representa as leis, regras sociais, limites, ou seja, apresenta para o filho o real da vida, em que a cada fase do seu desenvolvimento ele terá que lidar para construir o seu processo de autonomia e maturidade.

É o cuidado físico e emocional que se dá à criança em sua maneira única de cuidar, de olhar e de falar. Ser pai como se deve está, portanto, muito além de um laço sanguíneo ou registro documental… É algo do domínio afetivo, da reflexão, da escolha, do envolvimento emocional… Não é apenas um rótulo.

Pai é aquele que protege com amor, ensina o caminho, compartilha histórias e aconselha com sabedoria. Você chorou por mim, enxugou minhas lágrimas quando o mundo me fez chorar, me ensinou coisas belas e continua sendo uma peça fundamental para o funcionamento das batidas do meu coração.

15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo.

Esta palavra, além da sua significação geral, toma-se também na Escritura no sentido de avô, bisavô, ou fundador de uma família, embora remota. Por isso os judeus no tempo de Jesus Cristo chamavam pais a Abraão, isaque e Jacó.

Quando ser mãe se refere ao processo biológico de gerar e dar à luz, chamamos de genitoras. Quando ser mãe se refere ao processo de cuidar, proteger, educar, dar carinho e atenção, chamamos de 'maternagem' ou simplesmente: mãe. Desse modo, nem toda genitora é mãe; nem toda mãe é genitora.

Pela lógica, genitor é aquele que “gerou um ou mais filhos biológicos”, mas quando falamos em pai, lembramos daquela pessoa que nos guia, nos dá carinho e atenção, e pela qual nutrimos sentimentos. Logo, nem sempre o genitor será pai, e nem sempre o pai será genitor, simultaneamente.

As palavras genitor e progenitor existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas.

POR Maria Araújo

  • Autoritário.
  • Permissivo.
  • Negligente.
  • Autoritativo.

Executivo, plugado, descolado e esportista, são alguns dos estilos que compõem vários tipos de pai. Escolha o melhor presente pelo mood do seu paizão e descubra no Opte+ várias possibilidades para acertar em cheio no gift que é a cara dele.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.