Como definir mentira e falsidade?

Perguntado por: ineves6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Falsidade exemplifica um ato enganoso, um sentimento fingido, um comportamento dissimulado, enganoso, com a finalidade de esconder algo, de transformar a realidade. Veracidade é a comprovação daquilo que é verdadeiro, que é confiável, portanto, é o oposto da mentira, da falsidade.

Diferença chave: mentir envolve uma pessoa dizer verbalmente a outra pessoa algo que é uma declaração falsa na tentativa de fazer a segunda pessoa acreditar que o que ele está dizendo é a verdade. Engano ou enganar é dizer ou fazer algo com a intenção de causar dano a outra pessoa.

Hábito, costume ou vício de mentir; falsidade. Afirmação que não condiz com a verdade nem com a realidade. Ideia equivocada; aspecto ou aparência que induz em erro. Aquilo que busca enganar, iludir; ilusão.

Confira quais são elas abaixo:

  • Mentira “Branca” A mentira branca começa por um dos pontos que falamos acima: a necessidade de ser agradável. ...
  • Mentira compulsiva. A mentira compulsiva tem como base a necessidade do ser humano em se sentir superior aos demais. ...
  • Mentira patológica. ...
  • Como saber qual tipo de mentiroso eu sou?

Existem três tipos de mentiras, dizia o primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli: as mentiras, as mentiras deslavadas e a estatística. O dito tem o mérito de alertar para um tipo de mentira que se esconde sob o manto do rigor científico.

Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso.

A mentira, para ele, é qualquer forma de comportamento que forneça informações falsas ou prive alguém das verdadeiras. Mentir pode ser um ato consciente ou inconsciente, verbal ou não verbal, declarado ou não declarado. Nesse sentido, o sorriso falso é uma mentira.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

mentira

  • Engano propositado. = FALSIDADE.
  • História falsa. = PATRANHA, PETA, TANGA.
  • Aquilo que engana ou ilude. = FANTASIA, ILUSÃO.

Interessadas nos aspectos psicológicos da mentira e da fofoca, entrevistaram nosso Diretor Caio Ferreira. “Foi um bate-papo emocional”, contou-nos e explicou que “uma das principais diferenças entre a fofoca e a mentira, é que o rumor da fofoca pode ser verdadeiro ou falso, já a mentira é sempre um mentira”.

Santo Agostinho e Kant comungam do pensamento de que a mentira, independente de qual seja, é inadmissível porque torna o homem indigno. O radicalismo talvez não seja a posição mais acertada pelo fato de ser a mentira, muitas vezes, menos danosa do que o conhecimento da verdade.

Existem quatro tipos de mentiras – A mentira branca, a Mentira Benéfica, a Mentira maliciosa e a mentira enganosa.

8 dicas para lidar com o mentiroso

  1. 1 – Ouvir na essência. ...
  2. 2 – Suspenda o julgamento. ...
  3. 3 – Expresse a quebra de confiança. ...
  4. 4 – Proponha ajuda. ...
  5. 5 – Cheque os fatos. ...
  6. 6 – Resguarde-se. ...
  7. 7 – Dialogue. ...
  8. 8 – Apresente-lhes o Coaching.

Geralmente usamos essa frase para atenuar uma atitude reprovável de alguém. Não nos cabe avaliar a conduta alheia, mas é importante ter em mente que a dificuldade em aceitar a realidade é tão prejudicial quanto o julgamento.