Como declarar DARF paga em atraso?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

“Se o contribuinte já pagou o Darf e esqueceu de informá-lo antes do fim do prazo de entrega, basta fazer uma declaração retificadora e reenviar. Se não pagou, e ainda está dentro do prazo, basta pagar em atraso com multa e juros e também reenviar”, diz.

O imposto de renda deve ser pago por meio de DARF, o Documento de Arrecadação da Receita Federal. Para emiti-lo, transmita a sua declaração de imposto de renda 2023 ao Fisco e, depois, acesse a aba Imprimir do programa, selecionando a opção DARF do IRPF.

Esse imposto deve ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao da venda, por meio de um Darf com o código 4600 emitido no próprio Gcap. Na declaração anual, o contribuinte deve importar os dados do Gcap na aba de "Ganhos de Capital", no menu à esquerda no IR 2023.

Com todos os dados dentro do GCAP, clique em “Imprimir DARF”, no canto esquerdo da tela. Essa ação gera um boleto que deve ser pago até a data estipulada no documento.

Em primeiro lugar, é preciso acessar o programa da Receita Federal para preencher as informações e entregar a declaração, mesmo que atrasada. Em outras palavras, você pode preencher e enviar a sua declaração normalmente e o sistema entenderá automaticamente que você está em atraso.

Há duas formas de declarar o imposto pago pelo Carnê-Leão na declaração do imposto de renda. A primeira é automática e a segunda semi manual. Como o imposto pago é previamente preenchido e gerado dentro do portal do E-cac, a Receita Federal já possui a informação.

O valor do DARF pago deve ser informado na coluna “Darf pago código 0190”, no mês correspondente ao do aluguel recebido, sendo considerado uma antecipação do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual.

DARF 0211 - IRPF - QUOTA DO IMPOSTO APURADO NA DECLARAÇÃO DE AJUSTE. Referido código DARF deve ser utilizado no pagamento de quota do Imposto de Renda apurado na Declaração de Ajuste da pessoa física.

Código de Receita
Identifica de qual receita é proveniente o débito a ser calculado.

Nestes casos, paga-se uma multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

  1. SETE PASSOS PARA FAZER A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA.
  2. 1) Saiba se realmente está obrigado a declarar.
  3. 2) Separe os documentos.
  4. 3) Baixe o programa da declaração do IR.
  5. 4) Preencha as fichas do programa.
  6. 5) Faça a opção pela tributação.
  7. 6) Verifique pendências.
  8. 7) Faça a entrega e guarde uma cópia da declaração.

Informar o código ou o nome da receita a ser calculado (Ex: o código 4600 representa o ganho de capital de bens duráveis, como imóveis e veículos);

Acesse o Portal da SPU, informe o nº CPF ou CNPJ ou informe o n° do documento (DARF) e clique em 'OK' para gerar a consulta ao DARF correspondente. Consulte os DARFs emitidos, consolidados por CPF ou CNPJ, com detalhamento dos débitos constantes do código Receita 4444.

Os acréscimos legais definidos pela Receita Federal para quem fez a declaração do Imposto de Renda e vai pagar o DARF em atraso são de 0,33% de multa por dia de atraso, chegando, no máximo, a 20%. Esses acréscimos são calculados a partir do primeiro dia útil depois do dia do vencimento do documento.

“Agora, na declaração anual, quem fez o GCAP deve apenas importar os dados para o programa do IR, e se a pessoa não pagou o imposto na época da venda, com certeza, pagará juros e multa pelo atraso”, alerta Teixeira.

Como emitir um novo DARF no portal e-CAC

  1. Faço o login no portal e-CAC na seção “Meu Imposto de Renda”;
  2. Depois, acesse a aba “Serviço Pagamento”;
  3. Clique na opção Consultar > Débitos > Emitir DARF > Alterar Quotas;
  4. Por fim, clique em “Impressão” que o documento atualizado será emitido.

“Os imóveis adquiridos em 2022 devem ser informados pelo contribuinte na ficha de Bens e Direitos da Declaração do Imposto de Renda 2023 pelo valor do custo de aquisição, isto é, pelo valor pago efetivamente na transação”, diz Deypson Carvalho.

Caso o contribuinte não pague o DARF, ele poderá ficar em situação de inadimplência perante a Receita. A multa é de 0,33% ao dia, com limite de 20% sobre o valor, mais a correção de juros pela Selic. Além disso, ela começa a valer após o próximo dia útil previsto do vencimento.

O DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é usado para quitar impostos federais no Brasil, fundamental para empresários e investidores, pois alguns investimentos são tributados.

O quadro 7 do Informe de Rendimentos é responsável por apresentar as informações complementares referentes as remunerações do funcionário. Neste campo pode ser apresentado valores referentes a Pensão, Plano de Saúde, Plano Odontológico e outros.