Como Davi foi punido?

Perguntado por: acastro4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

De acordo com II Samuel 24, o rei Davi desagradou ao Senhor por contar o número de homens em Judá e Israel que poderiam servir nas forças armadas.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Mentir para os pais: Recusar-se a perdoar alguém: Lembre-se de que Davi cometeu adultério com Bate-Seba e planejou para que seu marido, Urias, fosse morto.

Por esse ato de traição, ele foi executado. O relato da morte de Davi também se encontra em I Reis 2. Antes de morrer, Davi deu instruções a Salomão, inclusive ordens para punir Joabe pelas vidas inocentes que ele havia tirado e Abiatar por apoiar Adonias como rei.

Ele cometeu adultério, assassinato, abusou de seu poder e agiu de forma corrupta. Davi confessou o seu pecado e se arrependeu profundamente. Então em Sua infinita graça e misericórdia, Deus o perdoou. No entanto, o arrependimento de Davi e o perdão de Deus não significaram a imunidade das consequências do pecado.

19 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. 20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupa, e entrou na casa do Senhor, e adorou.

Não havia, porém, como escapar. Era preciso “arcar com as consequências” de sua insensatez. Ele ESCOLHEU: “Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu”. (2 Samuel 24.14).

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.

Davi não desistiu de sua família. Reanimou-se no Senhor seu Deus e pôs-se a orar. Não aceitou passivamente a decretação da derrota sobre sua vida nem se conformou com a invasão do inimigo em sua família.

Aitofel

Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos. Deus vai te dar estratégias para preservar sua vida, para quem está de fora é loucura, mas Deus sabe o que faz, ele confundi o inimigo e te dá o livramento.

O Salmo 51 mostra a confissão e o arrependimento do Rei Davi pelo seu grave pecado com Bate-Seba e a morte do marido dela.

Desobedeceu também quando o Senhor mandou destruir tudo durante um ataque aos amalequitas, inimigos dos israelitas, e ele não o fez. Por isso, perdeu a unção e o poder conforme 1 Samuel 15.23.

Aparentemente Davi estava contando o povo para ver seu sucesso como rei. O Senhor, porém, fora quem dera forças a Davi para conquistar os inimigos de Israel. O pecado de Davi foi tomar para si o crédito do sucesso de Israel.

O rei Davi teve várias esposas. O texto bíblico registra os nomes de, pelo menos, oito esposas de Davi. São elas: Mical, Ainoã, Abigail, Maacá, Hagite, Abital, Eglá, Bate-Seba.

A Bíblia também diz que na velhice de Davi seus servos procuraram uma jovem donzela que pudesse lhe aquecer. A jovem escolhida foi a mui formosa Abisague, uma mulher sunamita. Abisague cuidou de Davi em sua velhice, mas o texto bíblico ressalta que Davi não teve qualquer relação sexual com ela (1 Reis 1:3,4).

'Rei Davi': Saul tenta matar Davi após revelação de que ele é o novo escolhido de Deus. Saul (Gracindo Jr.)