Como Davi ajudou Nabal?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Enquanto fugiam de Saul, os homens de Davi procuraram obter mantimentos de um homem rico chamado Nabal. Nabal insultou os homens de Davi e recusou-se a ajudá-los. Davi queria matar Nabal e seus servos, mas a esposa de Nabal, Abigail, intercedeu e acalmou Davi, que poupou a vida de Nabal.

A atriz, que interpretava a vilã Ainoã, mulher do rei Saul, na minissérie Rei Davi (Record), tinha 78 anos. Ela foi internada após ter um problema intestinal e passou por uma cirurgia de emergência. Segundo informações de outro sobrinho de Marly, Daniel Bittencourt, ela faleceu após uma infecção.

“Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto.

Introdução. Enquanto fugiam de Saul, os homens de Davi procuraram obter mantimentos de um homem rico chamado Nabal. Nabal insultou os homens de Davi e recusou-se a ajudá-los. Davi queria matar Nabal e seus servos, mas a esposa de Nabal, Abigail, intercedeu e acalmou Davi, que poupou a vida de Nabal.

A princesa de Israel que foi a primeira esposa do rei Davi, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

MULHERES DE DAVI
Além dela Davi também tinha as seguintes esposas: Ainoã, a jezreelita ; Abigail, que era viúva de Nabal, o carmelita; Maaca, mãe de Absalão, Davi casara com ela mediante uma aliança que fizera com Talmai, rei de Gesur; além dessa tinha Hagite, Eglá, Abital e a última Bate-Seba.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Saul teve uma concubina Resfa.
Saul tivera uma concubina chamada Resfa, filha de Aiá.

O caso de Abigail confirma que havia casamentos arranjados também nas épocas bíblicas. Ela, doce, bonita e honrada, casou-se com Nabal, um homem bruto e rude, pois não teve a possibilidade de escolher seu pretendente.

Abigail aceitou o pedido de Davi, e, acompanhada por suas cinco servas, ela foi ao encontro dele, tornando-se sua esposa. Quando Davi foi forçado a fugir para Gate, a Bíblia registra que ele levou Abigail consigo (1 Samuel 27:3). Em Hebrom, Abigail teve um filho de Davi, Quileabe, seu segundo filho.

Da história de Davi e Golias, podemos aprender que o Deus que servimos é capaz de derrotar qualquer um dos gigantes em nossas vidas –medo, depressão, questões financeiras, incredulidade, e muitos outros. Quando estamos inseguros quanto ao futuro, devemos confiar somente Nele.

A Bíblia disse que Paltiel devolveu Mical chorando, porque a amava. Davi não se preocupou com o que era melhor para Mical, não se encontrou com ela para perguntar qual era a sua vontade, apenas quis a esposa pela qual ele conquistou por cem prepúcios de filisteus.

David foi sucedido pelo seu filho Salomão (cerca de 965 a 930 AC), que fortaleceu o reino.

43Davi também casou-se com Ainoã, de Jezreel; as duas foram suas mulheres. 44Saul, entretanto, havia entregue sua filha Mical, mulher de Davi, a Paltiel, filho de Laís, da cidade, da cidade de Galim.

Betsabá

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas.

Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.