Como dar ureia para o gado?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A primeira regra prática: o nitrogênio da ureia não pode ser maior do que 33% do nitrogênio total da dieta. A quantidade da ureia na ração não pode ser superior a 1% da matéria seca da dieta. Quando os animais são alimentados com concentrados, a ureia não pode ultrapassar 3% da mistura.

Não se recomenda a inclusão de ureia durante a ensilagem, pois ela retarda o rebaixamento do pH, que deve ser tão rápido quanto possível para melhor conservação da qualidade do material ensilado.

A ureia tem várias utilidades na pecuária. A mais comum é oferecê-la como suplemento aos bovinos. No entanto, o pasto também pode ser beneficiado. Você já pensou em utilizar a ureia para a pastagem?

A principal função da ureia na alimentação do gado é melhorar o aproveitamento das forragens de baixa qualidade, aumentando sua digestibilidade.

Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas, porém, é importante lembrar que nesse caso a quantidade é pequena, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.

Os valores do exame de ureia considerados como referência são: Para crianças até 1 ano: entre 9 e 40 mg/ dL; Para crianças acima de 1 ano: entre 11 e 38 mg/ dL; Para adultos: entre 13 e 43 mg/ dL.

Também, porque a mistura molhada torna-se endurecida com o passar do tempo, provocando redução de seu consumo pelos animais. Além disso, o acúmulo de água no cocho aumenta o risco de intoxicação pela ureia.

Outros sinais são observados como desconforto, apatia, tremores musculares, salivação excessiva, dejeções (fezes e urina) frequentes, respiração rápida e difícil, incoordenação, vocalização, enrijecimento dos membros, prostração, decúbito, tetania, meteorismo gasoso, midríase, nistagmo e convulsão.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado — após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nessas condições faz com que grande parte do fertilizante seja perdido. Ao aplicá-la em solo molhado, a ureia acaba evaporando, já que ela reage com a água presente no solo ou no substrato.

A aplicação de ureia deve ser realizada com umidade no solo e sempre ao final da tarde para evitar perdas por volatilização. O uso do fertilizante com solo seco, impede a disponibilização do nitrogênio para a planta.

2) As doses mais adequadas de uréia situam-se entre 50 e 100 kg/ha de N por aplicação, após cada corte, no período das chuvas.

O uso da ureia deve ter muitos cuidados quando é oferecida aos bovinos, não importa a idade. Mas para bezerros, a atenção precisa ser especial. E se você também tem essa dúvida, a resposta da pergunta acima é SIM. Você pode, amigo produtor, servir ureia para seus bezerros.

Visando diminuir as perdas e um melhor aproveitamento do fertilizante, é recomendado tomar algumas medidas na aplicação, como estar atento às condições climáticas, principalmente preconizar a aplicação em solo úmido e no final da tarde, pois a volatilização da amônia (NH3) tem seu pico 6 horas após a aplicação da ureia ...

Ausência de Nitrogênio nas plantas
É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado.

A uréia tem sido utilizada na dieta de bovinos leiteiros por dois motivos básicos. Do ponto de vista nutricional, ela é usada para adequar a ração em proteína degradável no rúmen (PDR). Do ponto de vista econômico, é usada com o intuito de baixar o custo com a suplementação protéica (SANTOS, 2006).

A fórmula química é a mesma da ureia pecuária, porém, são inseridos aditivos na ureia fertilizante para aumentar o grau de dureza dos grãos, sendo que a questão da pureza não é levada em consideração – principalmente quando se trata de ureias importadas –, devido a contaminação com outros produtos nos galpões dos ...

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

A ureia dissolvida em água pode ser tecnicamente eficiente e viável via aplicação foliar, oportunizando absorção e redução de perdas, principalmente em condições mais restritivas à adubação, o que possibilitaria uma prática agrícola mais sustentável.

Quando as chuvas são muito abundantes, o problema maior é a perda por lixiviação, especialmente de nitrogênio (qualquer adubo nitrogenado) e, algumas vezes, de potássio. Por isso, devemos parcelar as adubações, visando maior aproveito pela planta e menor perda por lixiviação.