Como dar uma negativa?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

Antes que essas situações apareçam, é necessário aprender como dizer não de forma positiva, mas ao mesmo tempo firme.
...
Dicas para saber dizer não de forma positiva

  1. 1 – Explique bem o que está acontecendo. ...
  2. 2 – Mantenha-se alerta. ...
  3. 3 – Não se sinta mal. ...
  4. 4 – Seja coerente. ...
  5. 5 – Seja assertivo.

Veja cinco formas estratégicas e poderosas de fazer isso nos tópicos a seguir:

  1. 1 – Seja claro e direto. Diga não de forma clara e direta, mas sem ser grosseiro ou rude. ...
  2. 2 – Tenha prudência. Dizer “não” com prudência é explicar o motivo de sua resposta negativa. ...
  3. 3 – Negue de maneira motivada. ...
  4. 4 – Negocie. ...
  5. 5 -Repita.

Procure não parecer arrogante, não gesticule demais ou aponte o dedo, use o tom de voz baixo e calmo, use palavras que não venham a soar como pedradas ou pesadas demais para a pessoa. Até porque ninguém é perfeito, nem você; Falar pessoalmente é sempre a melhor maneira. A sua linguagem corporal vai ajudar e muito.

Como dizer não educadamente e sem culpa

  1. 1- Primeiro, diga sim para você ...
  2. 2- Não adie: vá direto ao ponto. ...
  3. 3- Evite inventar desculpas ou dizer mentiras. ...
  4. 4- Use o corpo para dizer não. ...
  5. 5- E se o não tiver de ser dito ao seu superior? ...
  6. 6- Nunca se acanhe em dizer não. ...
  7. 7- Faça um acordo mental com você

Confira as 6 estratégias para aprender a dizer não

  1. Estabeleça prioridades. Ter objetivos comuns, trabalhar pensando coletivamente e pensar nas outras pessoas é importante. ...
  2. Seja honesto e educado. ...
  3. Barre a necessidade de agradar. ...
  4. Cuide de você ...
  5. Não se sinta culpado. ...
  6. Saber dizer sim também é importante.

Seja firme durante a rejeição.

  1. Diga algo simples e direto, como "Desculpe, mas eu não quero sair com você". Você pode acabar alongando a conversa se disser algo mais do que isso.
  2. Tenha certeza de que a sua linguagem corporal passará a mesma mensagem das suas palavras. A comunicação não-verbal também é muito importante.

5 Dicas para dizernão” com firmeza e elegância. “Adoraria atender você, mas estou com a agenda lotada.” “Fico honrada de você pensar em mim, mas temo não atender à sua expectativa.” “Seria fantástico, mas agora estou com outras prioridades.”

Ao recusar propostas, seja cordial e agradeça o interesse e o contato do cliente. Para evitar qualquer tipo de ruídos na comunicação, vale até entrar em contato por telefone, a fim de expor com clareza suas razões. Às vezes, conversas por texto não expressam tão bem aquilo que temos a dizer.

Como dizer não educadamente no trabalho

  1. Dê uma justificativa válida.
  2. Apresente uma alternativa.
  3. Sugira outra pessoa.
  4. Peça para pensar.
  5. Tente adiar o prazo.

Diga não, simples assim.

  1. Não invente desculpas e não sinta necessidade de mentir. A menos que seja verdade, não diga que já namora. ...
  2. Seja direta, mas educada. Diga algo como: "Você parece um cara legal, mas não te vejo desse jeito. ...
  3. Seja breve. Não precisa dar uma resposta longa só para parecer gentil.

Você pode até não gostar do presente em si, mas não há como desmerecer um gesto que é feito de coração. Na pior das hipóteses, se você receber algo que te desagrada, aceite, agradeça, demonstre todo seu apreço pelo gesto e depois dê a destinação que achar melhor ao objeto em questão.

Diga que, infelizmente, aquele pedido não será atendido. Se possível, dê um motivo claro para a negativa. Por exemplo, fale que o seu planejamento estratégico não contempla tal pedido. Diga não com outras palavras.

4 técnicas para encerrar uma conversa de maneira educada

  1. Tenha algumas frases prontas em mente.
  2. Apresente seu companheiro de conversa a outra pessoa.
  3. Peça o contato da pessoa.
  4. Seja sincero.

Falar mal do outro é uma forma de projeção, um mecanismo de defesa onde atribuímos ao outro aqueles sentimentos ou comportamentos indesejáveis que não aceitamos - ou desconhecemos- em nós.

Interrompa essa espiral de negatividade, ignorando completamente a situação. Trate a pessoa com gentileza. Uma atitude amigável é outra reação ótima — o fofoqueiro ficará perplexo com sua capacidade de tratá-lo tão bem, mesmo depois de todas as coisas maldosas que ele falou a seu respeito.

A palavra “não” demonstra a impossibilidade ou improbabilidade de se realizar ou aceitar algo. Mas podemos entender que, se esse “algo” que não aceitamos é na verdade uma coisa que nos prejudicaria ou que faríamos sem dar nosso potencial máximo, então estamos fazendo um bem para nós ou para a pessoa que nos pediu.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

- Quando o “não” deve ser dito? Sempre que a pessoa perceber que será mais saudável a todos. Acredito que na maioria das vezes as pessoas se sentem bem ajudando os outros ou aceitando suas propostas, mas algumas vezes as propostas são prejudiciais e nestes casos devem receber um “não”.

Seja direta.

  1. Dizer “Estou lisonjeada, mas não estou interessada, obrigada” é uma forma educada de ser direta.
  2. Outra opção seria dizer “Não quero me envolver com ninguém neste momento”.
  3. A palavra “não” deve ser a parte central de sua resposta.

Seja aberto e sincero sobre seus sentimentos.
Explique que você quer acabar e o motivo. A mensagem primordial que você quer passar para a pessoa é: “Eu não quero mais ficar com você, estou a fim de outras coisas”. Não tem nenhum problema em dizer isso. A pessoa entenderá seu motivo, o que dará uma sensação de desfecho.