Como dar uma bronca na equipe?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 26 de abril de 2023
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O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.

Para ajudá-lo, preparamos cinco maneiras de como lidar com funcionários de comportamento difícil.

  1. Enfrente o problema. ...
  2. Não acredite em rumores. ...
  3. Busque soluções. ...
  4. Seja paciente pelos resultados. ...
  5. Reconheça quando não há mais o que fazer. ...
  6. Chegando a uma conclusão.

Como ser um líder admirado no trabalho e inspirar a equipe

  1. Mostre autoconfiança. O primeiro passo para ser um bom líder é confiar em si mesmo. ...
  2. Seja um melhor ouvinte. ...
  3. Dê um bom exemplo. ...
  4. Seja capaz de energizar as pessoas. ...
  5. Tenha inteligência emocional. ...
  6. Defina objetivos claros. ...
  7. Foque no autodesenvolvimento.

A melhor forma de lidar com a situação de conflito no ambiente de trabalho é tentando se manter produtivo e atento ao que você de fato precisa fazer. Em momentos de crise, por exemplo, o mais recomendado é manter o foco e evitar que o sentimento de insegurança se alastre pela empresa toda.

Entenda como chamar a atenção de um funcionário

  1. Considere os motivos que levaram à chamada de atenção. ...
  2. Converse de maneira individual. ...
  3. Mantenha o profissionalismo. ...
  4. Seja claro e direto. ...
  5. Tenha empatia. ...
  6. Ofereça sugestões para resolver o problema. ...
  7. Dê espaço para réplicas e explicações. ...
  8. Saiba driblar situações desconfortáveis.

Veja agora as 7 dicas na hora de dar feedbacks aos seus funcionários e para sua equipe:

  1. Seja rápido. Sempre seja rápido na hora de falar com alguém sobre algo que ela fez ou deixou de fazer. ...
  2. Seja preciso. ...
  3. Ouça mais. ...
  4. Seja empático. ...
  5. Seja estratégico. ...
  6. Escolha bem as suas palavras. ...
  7. Foque no comportamento.

Funcionários teimosos, defensivos ou desafiadores: como os gestores devem lidar?

  1. Adapte as responsabilidades do trabalho para promover os pontos fortes.
  2. Ignore estilos individuais durante a adaptação às novas mudanças.
  3. Considere que talvez eles estejam certos.
  4. Saiba quando dar um basta.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

As 7 máximas do péssimo funcionário

  1. 1 Comprometimento zero.
  2. 2 Apropriar-se das ideias dos outros.
  3. 3 Não aceitar feedbacks.
  4. 4 Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou.
  5. 5 Puxar o tapete.
  6. 6 Chegar sempre atrasado.
  7. 7 Descontrole emocional.

A desídia, em linguagem coloquial, é o denominado “corpo mole”. Caracteriza-se por aquele empregado que produz aquém do esperado, chega atrasado, falta ao trabalho com frequência sem justificativa plausível, sai do local de trabalho durante a jornada, entre outras faltas.

Dicas de como recusar pedidos no trabalho:

  1. Dê uma justificativa válida. Ter outras tarefas urgentes para fazer ou estar sem tempo na agenda são argumentos plenamente aceitáveis. ...
  2. Apresente uma alternativa. ...
  3. Sugira outra pessoa. ...
  4. Peça para pensar. ...
  5. Tente adiar o prazo.

O ato de indisciplina se configura quando um trabalhador desrespeita as diretrizes internas da empresa, como normas, circulares e regulamentos. Enquanto isso, a insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais que são dadas pelo líder a determinada pessoa individualmente ou em grupo.

15 regras para se tornar um líder respeitado

  1. Encontre o seu estilo e inspire. O auto-conhecimento é uma das coisas mais importantes que você pode fazer como líder. ...
  2. Invista em si mesmo. Líderes investem em aprendizado e em experiência. ...
  3. Entenda melhor as pessoas. ...
  4. Treine e defenda. ...
  5. Antecipe e otimize.

Não compartilhar o que merece ser compartilhado
Conhecimento, amizade, afeição, respostas, conquistas, feedback – essas são algumas das mais valiosas experiências a se dividir com as pessoas. Falta de tempo é meramente uma desculpa do líder para falhar nesse aspecto e absolver-se da responsabilidade.

Dicas para líderes: Como ser menos explosivo

  1. – Reconheça que tem um problema. ...
  2. – Tenha uma rotina de atividades físicas. ...
  3. – Desabafe para não se manter intoxicado. ...
  4. – Aprenda a dialogar. ...
  5. – Faça uma análise do seu padrão de reações. ...
  6. – Medite.

Liderança não tem relação com cargos, títulos, posições hierárquicas ou tempo de serviço.

6 dicas para neutralizar um colega de trabalho chegado em fofoca

  1. Limite-se a ouvir. Apenas ouça. ...
  2. Veja também. Quer mais reconhecimento profissional? ...
  3. Mude de assunto. Desvie o foco. ...
  4. Chame testemunhas. Convoque mais gente para ouvir também. ...
  5. Invente um mal-estar. ...
  6. Banque o bem informado. ...
  7. Quebre a corrente da fofoca.

Faça uma pausa antes de responder e não se rebaixe ao nível deles. Quanto mais você pode controlar suas emoções, mais controle você possui. Confrontar o sabotador: conduza uma discussão breve, mas direta, com o sabotador. Pergunte por que ele ou ela decidiu se comportar dessa forma.

Afinal, muitas vezes você não tem escolha e essa pessoa pode ser até mesmo o seu chefe.

  1. Estabeleça limites. Cuidar da sua saúde mental deve ser sua prioridade. ...
  2. Evite contato desnecessário. Lembre que você não precisa criar nenhum laço com essa pessoa além do convívio profissional. ...
  3. Tente não atribuir a si mesmo.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.