Como dar Pera para bebê de 6 meses?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Preparo

  1. Lave e descasque a pera;
  2. Corte em pedaços pequenos;
  3. Coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos ou até ficar bem macia;
  4. Amasse a pera já cozida com um garfo e sirva fria.

Além disso, a pera oferece diversos benefícios para a saúde do bebê. É uma fruta muito versátil, fácil de levar para qualquer lugar e pode ser consumida crua, assada ou cozida. É uma ótima opção para variar as frutinhas na introdução alimentar, principalmente por ser leve, muito saborosa e saudável.

5) Como oferecer? Após os seis meses, o pai ou a mãe podem oferecer frutas amassadas ou raspadas, levando até a boca do bebê com a colher. Quando os dentinhos começarem a aparecer, elas podem ser oferecidas em pedaços (seguindo os modelos de corte da abordagem BLW, que falaremos em outro artigo), ou até mesmo inteiras.

Primeiro: Não existe contra indicação de nenhuma fruta na introdução alimentar! A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta! Não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Pode estar consumindo esses dois alimentos juntos. Aliás, são bem nutritivos, e faz uma ótima combinação.

Para os pequenos, prefira as do tipo “Williams” ou “Portuguesa”, que são mais macias. De sabor suave e agradável, é conhecida por soltar o intestino.

Pera. A pera é também uma das frutas mais importantes na introdução alimentar, muito comum nas papinhas. Para os bebês que sofrem com intestino vagaroso e sentem cólicas, a pera ajuda com efeito laxante por causa da quantidade de fibras. Também é rica em vitamina K, um composto importante para a formação dos ossos.

Há duas opções para oferecer pera nesta fase:

  1. Corte a pera ao meio ou em 4 (dependendo do tamanho) e ofereça ao bebé. Pode ser com ou sem casca.
  2. Corte a pera numa fatia fina na vertical (com ou sem casca)

6 meses completos
Escolha um horário da manhã e comece a oferecer uma fruta amassadinha por dia (1 pêra pequena, 1 maçã pequena, 1 kiwi médio, 2 unidades de banana prata, 4 colheres de sopa de abacate são algumas sugestões).

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

dos 6 meses até 1 ano de idade deve-se oferecer frutas in natura ao invés de sucos (mesmo que naturais); se for oferecer sucos naturais (preparados em sua casa com a fruta), não coloque açúcar nem adoçante e de preferência dilua com água (filtrada);

Sabemos que as frutas são excelentes para a saúde das crianças, mas essa em especial deve ser evitada por concentrar altos níveis de agrotóxico. Por precaução, a indicação é que os bebês não consumam morangos antes do primeiro ano de vida. Acima dessa idade, prefira morangos orgânicos, sempre que possível.

Como oferecer o arroz
Até aos 9 meses, ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça, coza muito bem o arroz, amasse os grãos com um garfo e forme bolas ou croquetes de arroz e sirva ao bebé.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.