Como dar o preço de um produto?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Para definir o preço adequado de venda de um produto ou serviço você precisa analisar o equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus custos e despesas totais. O valor do seu produto deve igual ao custo das matérias primas ou hora de serviço, somado às despesas variáveis e fixas para realizar uma venda.

Para precificar um produto, considere: custos fixos e variáveis, volume da compra, concorrência, entre outros. Além disso, vale ter em mente qual é o lucro que você pretende embutir no preço, a fim de garantir a lucratividade do seu negócio e não enfrentar surpresas desagradáveis na hora de fechar o caixa.

Quanto ao percentual do lucro, ele é escolhido e varia de acordo com o produto, sendo geralmente entre 15% e 25%. Para defini-lo e assim estipular o preço, o empreendedor deve ter em mente o público que visa a alcançar.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Para justificar o preço de um produto, crie valor para o cliente apontando todos os benefícios que ele vai conseguir a partir da aquisição, com foco em redução de custos, aumento de lucratividade e diminuição de riscos. A negociação durante um processo de vendas é importantíssima, além de ajudar a fechar mais negócios.

Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.

O cálculo fica: (Despesas / Vendas) x 100 = Porcentagem das Despesas.

Existem várias fórmulas para definir o preço de um produto, mas o jeito mais simples é somando todos os custos mensais de produção e dividindo-os pela média de peças que podem ser produzidas no mesmo período.

Apesar disso, cada empresa tem uma margem de lucro específica, pois esse percentual (valor) depende de diversas variações, como o setor, o tipo de produto e/ou serviço realizado, o preço, etc. Mas, em média, o lucro que se deve esperar é de: 30% a 20% para serviços. 10% a 20% para comércio.

Como distribuir as despesas fixas no preço do produto
Portanto, é preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas. Isso é feito assim: Total das Despesas Fixas ÷ Total das Vendas x 100. Essa conta indica o % que as despesas fixas representam das vendas.

Determine o lucro bruto (subtraia as despesas para execução do produto e/ou serviço da receita). Divida o lucro bruto pela receita. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

A forma mais fácil de resolver esse problema é utilizando o fator multiplicativo, ou seja, somamos 1 ao valor decimal da porcentagem e multiplicamos pelo valor inicial. O motivo de acrescentarmos o “1” é porque ele é a parte inteira, que representa o valor de 100% do preço.

Para estas empresas, a fórmula para calcular o preço de custo de um produto é: preço bruto + frete + seguro + outras despesas + substituições tributárias + %IPI – %ICMS – %IPI (Se for indústria)

Os cálculos financeiros dentro de uma empresa precisam ser realizados de forma correta para que o empreendedor tenha noção exata do lucro que o seu negócio está conquistando.

A fórmula, portanto, é a seguinte: lucro bruto = receitas totais – custos dos produtos obtidos. Exemplo: preço da venda (R$ 100,00) – investimento (R$ 50,00 do produto + R$ 20,00 deslocamento) = R$ 30,00 de lucro.

O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza. Essa é uma forte demanda nacional. Segundo relatório da Euromonitor International, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais.

Quando o cliente perguntar o preço, valide com ele quais critérios além do preço serão considerados e construa seus argumentos a partir daí. Se você acredita que o seu preço vai parecer baixo para o cliente, apresente o produto e pergunte o que ele acha em comparação aos valores dos seus concorrentes.

Quando o cliente diz que está caro, a princípio, valide a sua visão. Em seguida, reformule mostrando todos os benefícios que justifiquem o preço. Então, elimine a objeção ao ilustrar como esse investimento trará resultados para o cliente.

Já o preço-isca consiste no “método de atração de clientes pelo oferecimento, para vendas, de itens de baixo-preço com a intenção de vender mais os produtos caros”. (COGAN, 2002, p. 128). A adoção dessa estratégia é comum em supermercados e lojas de departamento.