Como dar meloxicam humano para cachorro?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

O meloxicam para cachorros é administrado em uma proporção de 0,2 mg para cada kg de peso vivo no primeiro dia, e metade disso, ou seja, 0,1 mg por kg, no restante dos dias de tratamento. É importante ter sempre em mente essa redução de dose.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Os comprimidos de Meloxicam devem ser ingeridos com água ou algum outro líquido, juntamente com alimentos. A dose total diária de Meloxicam deve ser administrada como uma dose única. A dose diária máxima recomendada independentemente da formulação é 15 mg.

1 comprimido para cada 5 kg de peso corporal (0,1 mg de Meloxicam por kg de peso corporal). A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do quadro.

A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do quadro. Nos casos agudos recomenda-se o tratamento por 05 a 07 dias. Nos quadros crônicos podem ser necessários tratamentos prolongados por um período máximo de 28 dias ou a critério do médico-veterinário.

De modo geral são recomendadas as seguintes dosagens: Artrite reumatoide: 15 mg por dia. Conforme a resposta ao tratamento, seu médico poderá diminuir a dose para 7,5 mg por dia. Osteoartrite dolorosa: 7,5 mg por dia. Caso necessário seu médico poderá aumentar a dose para 15 mg por dia.

Embora o meloxicam seja geralmente considerado seguro em cães, ele pode causar alguns efeitos colaterais em alguns animais. Os efeitos colaterais mais comuns incluem perda de apetite, vômitos, diarreia, letargia e sede excessiva.

Nunca dê tenoxicam ou outro medicamento com ação anti-inflamatória ao animal, sem antes consultar um médico veterinário. Não altere a dose recomendada pelo médico veterinário.

ELO-XICAM. Disponibilizado em forma de comprimido ou em solução injetável, é um potente anti-inflamatório para cães indicado para processos inflamatórios agudos e dolorosos.

Geralmente, os analgésicos como Dipirona podem ser dados para o cachorro quando ele sente dores de leve a moderada. Porém, a dosagem deve ser indicada pelo veterinário para evitar a ocorrência de efeitos colaterais. O Dramin para pet, medicamento contra enjoo usado por tutores em viagens, também é seguro para o pet.

A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.

Indicação. meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação.

INDICAÇÃO. Meloxinew® Comprimido é um anti-inflamatório não esteroidal, com atividade preferencial na inibição da Cicloxigenase 2 (COX-2), indicado para cães e gatos no tratamento da inflamação e dor, aguda ou crônica, nos casos que envolvam tecidos moles ou musculoesqueléticos.

Maxicam Plus é uma associação de um anti-inflamatório não esteroide com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (COX-2) - o Meloxicam - com um condroprotetor com atividade reparadora de tecidos ósseos e cartilaginosos - o Sulfato de Condroitina A.

Modo de uso e dosagens:
0,5 mL para cada 10 kg de peso corporal (0,1 mg de Meloxicam por kg de peso corporal)

À base de Meloxicam, Maxicam 2% é um anti-inflamatório não esteroide derivado do Ácido Enólico, da classe dos Oxicans. Ação anti-inflamatória prolongada (24 horas);

A associação de meloxicam e dipirona, na dose de 0,1mg/kg e 25mg/kg, respectivamente, a cada 12 ou 24 horas, mostrou-se segura e eficaz no controle da dor pós-operatória em cães.

Meloxivet é um produto à base de Meloxicam, que é um analgésico e anti-inflamatório não-esteroide (AINE) pertencente à classe do ácido enólico, um dos derivados de Oxicam. Também possui ação antipirética.

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, o uso de Nimesulida para cachorro não é indicado em hipótese alguma. Isso porque, apesar de já existirem alguns estudos que apontam sua eficácia nesses pets, a dosagem é muito inferior à dosagem recomendada para humanos.

Meloxicam – Posologia
Em caso de artrite reumatoide administrar 15 mg uma vez ao dia. De acordo com a resposta terapêutica, a dose pode ser ajustada para 7,5 mg, uma vez ao dia. Para osteoartrites, a dose deve ser de 7,5 mg uma vez ao dia. Se necessário, a dose pode ser ajustada para 15 mg, uma vez ao dia.

Os comprimidos devem ser ingeridos com líquido, sempre durante as refeições, em dose única. A dose diária máxima recomendada é 15 mg.