Como dar maçã para o bebê BLW?

Perguntado por: dsilveira3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Corte a maçã pensando em porções e formatos que o bebê consiga pegar com as mãos e levar sozinha à boca e deixe que ele leve o tempo necessário para terminar de comer - no início é esperado que o seu filho/a demore mais tempo a brincar com a maçã do que a comer, no entanto não é recomendado apressá-lo.

De modo geral, o corte BLW deve ser sempre pelo comprimento dos alimentos, fazendo com que tenham um pedaço para a criança segurar e para comer. Deixar um pedaço da casca facilita a pega em algumas frutas, como a banana e a manga. A textura também é importante observar.

A maçã não pode ser oferecida crua a bebés e continua a representar risco de asfixia até aos 24 meses (alguns bebés conseguem começar a comer maçã crua antes, mas em fatias). A melhor forma de oferecer maçã é: retirar a casca e os caroços, cortar em quatro ou dois e cozer com um pouco de água ou no vapor.

A maçã é uma fonte de nutrientes muito completa: fornece fibras, potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro, vitaminas e carboidratos. Outros benefícios da maçã para os bebês são sua refrescância e composição com 85% de água, que a torna muito hidratante. Além disso, é uma fruta fácil de digerir sem a casca.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Não existem frutas proibidas
O bebê pode comer todas, inclusive morango e kiwi. Muitas mães ficam em dúvida se podem ou não as oferecer. Agora você já sabe, pode oferecer sem medo.

Como iniciar a introdução alimentar pelo BLW
Para que o método BLW possa ser aplicado, é necessário que a criança já seja capaz de ficar sentada no cadeirão, com as costas e a cabeça bem sustentadas. Assim, poderá tocar os alimentos, agarrá-los e levá-los à boca.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

O feijão pode ser oferecido desde os 6 meses do bebê. também são ótimos nesse começo.

Caso a família opte pelo método BLW/BLISS, o ovo poderá ser oferecido cortado em 4 partes. Já a omelete deverá ser cortada em tiras, de modo que o bebê consiga pegá-lo e levar à boca. Aos 9 meses de idade a maioria das crianças desenvolve o movimento de pinça.

Baby-led weaning (BLW)
Ofereça a beterraba cozida e cortada ao meio ou em quatro. Também pode cortar a beterraba em tiras e assar, tal como a batata-doce ou abóbora. A beterraba é um vegetal rijo e demora a cozer, por isso certifique-se sempre que está bem macia.

Quando oferecer ovo cozido, por exemplo, corte-o em 4 partes também no sentido do comprimento. Se for omelete, cortar em tiras. As carnes também podem ser oferecidas em tiras e devem estar bem cozidas.

6 meses completos
Escolha um horário da manhã e comece a oferecer uma fruta amassadinha por dia (1 pêra pequena, 1 maçã pequena, 1 kiwi médio, 2 unidades de banana prata, 4 colheres de sopa de abacate são algumas sugestões).

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses.

Todas as bananas podem ser oferecidas para a criança.

dos 6 meses até 1 ano de idade deve-se oferecer frutas in natura ao invés de sucos (mesmo que naturais); se for oferecer sucos naturais (preparados em sua casa com a fruta), não coloque açúcar nem adoçante e de preferência dilua com água (filtrada);

Olá! NÃO PODE DAR VITAMINA PRO SEU BEBÊ! Nem de banana, nem de mamão nem de fruta nenhuma. Até os 6 meses de vida o bebê só pode mamar peito ou fórmula (que o pediatra passa).

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).