Como dar laranja para um bebê de 6 meses?

Perguntado por: nfreitas4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

6 a 9 meses de idade: Lave a laranja (a pele contém frequentemente resíduos de pesticidas), depois corte-a em grandes gomos (com ou sem a casca mas sem caroços e a pele/membrana). Evite oferecer gomos inteiros com pele/membrana de clementinas, tangerinas, ou outras laranjas pequenas.

Como oferecer frutas para bebê? A melhor forma de começar a introdução alimentar com frutas, é amassando a fruta até formar uma espécie de papinha. Dessa forma, o bebê começará a se adaptar a textura mais consistente do alimento.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

A laranja-lima é a opção menos ácida entre as variedades dessa fruta cítrica. Por seu sabor doce e suave, esse tipo está entre os preferidos das crianças e costuma ser usado na introdução alimentar de bebês.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses. Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

A laranja lima, ou laranja do céu, é uma fruta muito rica em nutrientes e uma ótima opção para bebês na introdução alimentar.

O feijão pode ser oferecido desde os 6 meses do bebê. também são ótimos nesse começo.

A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

Atualmente, a diretriz é que bebês menores de 1 ano não tomem o suco, mas, sim, comam a fruta in natura.