Como dar laranja lima para bebê de 6 meses?

Perguntado por: agouveia5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

6 a 9 meses de idade: Lave a laranja (a pele contém frequentemente resíduos de pesticidas), depois corte-a em grandes gomos (com ou sem a casca mas sem caroços e a pele/membrana). Evite oferecer gomos inteiros com pele/membrana de clementinas, tangerinas, ou outras laranjas pequenas.

retirar o caroço. e assim você consegue retirar só os gominhos. sem bagaço para o bebê. depois é só oferecer.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural.

A laranja lima é uma variedade da laranja cujo suco é excelente fonte de energia, adotando a tarefa de hidratar o corpo. Diversos especialistas indicam a ingestão da fruta in natura ou em suco antes ou após os exercícios físicos.

Comer entre 1 a 3 porções de 80g de laranja por dia pode ajudar em dietas para emagrecer, pois apesar de a fruta conter frutose, um açúcar natural das frutas, a laranja com bagaço é rica em fibras, ajudando no controle da fome e promovendo, assim, a perda de peso.

A laranja-lima é a opção menos ácida entre as variedades dessa fruta cítrica. Por seu sabor doce e suave, esse tipo está entre os preferidos das crianças e costuma ser usado na introdução alimentar de bebês.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

5) Como oferecer? Após os seis meses, o pai ou a mãe podem oferecer frutas amassadas ou raspadas, levando até a boca do bebê com a colher. Quando os dentinhos começarem a aparecer, elas podem ser oferecidas em pedaços (seguindo os modelos de corte da abordagem BLW, que falaremos em outro artigo), ou até mesmo inteiras.

Não importa a cor, todos eles são ricos em vitamina C. O amarelo é o mais concentrado (cerca de 201 mg para cada 100 g).

As frutas constipantes mais utilizadas na introdução alimentar são:

  • Banana.
  • Goiaba.
  • Jabuticaba.
  • Maçã
  • Melão.
  • Pêra.
  • Caju.

Não oferecer sucos na hora de dormir.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

Laranja, limão, maracujá... A categoria de frutinhas pode ser oferecida ao pequeno a partir dos seis meses, mas é importante fica atento a alguns cuidados. Quando o assunto é introdução alimentar, não vemos a hora de aproximar os pequenos do universo tão colorido e cheio de sabores, texturas e formatos das frutinhas.