Como dar início a uma reunião?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Como iniciar uma reunião e prender a atenção das pessoas

  1. Por que você deve saber como iniciar uma reunião.
  2. Como fazer boas reuniões no geral.
  3. Defina os objetivos da reunião de forma bem clara.
  4. Limite os participantes.
  5. Determine um prazo para a duração da reunião.
  6. Escolha um local adequado.

5 dicas para tornar as reuniões mais dinâmicas e produtivas

  1. Cronometre sua reunião e elabore pautas.
  2. Estimule a criatividade.
  3. Seja mediador, não líder integral.
  4. Analise diferentes perspectivas e promova reuniões produtivas.
  5. Promova espaços de comunicação.

Defina claramente os temas da reunião. Certifique se os assuntos da reunião não podem ser tratados em outra reunião já agendada ou via e-mail ou call. Elabore uma pauta para a reunião, a qual não precisa ser um documento formal, mas para ser útil deve conter no mínimo os seguintes itens: Tema da reunião.

Como conduzir reuniões mais eficazes com ferramentas de colaboração

  1. Estabeleça o propósito da reunião. ...
  2. Decida quando a reunião começa. ...
  3. Convide os participantes relevantes. ...
  4. Compartilhe informações, não fique esperando contribuições. ...
  5. Permita que decisões sejam tomadas.

Apresentando-se para alguém. Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

Sua introdução pode ser simples. Fale seu nome e o papel que está assumindo na empresa. Não esqueça de sorrir e olhar nos olhos das pessoas. Também pode ser útil compartilhar um pouco da sua experiência, como por exemplo onde você trabalhou e o que fazia.

Adapte a mensagem à realidade dos ouvintes. Atenda sempre às expectativas do público. Use ilustrações e exemplos que contemplem a atividade da plateia. Pequenas mudanças na abordagem do assunto podem provocar o interesse dos ouvintes.

Se possível, antes de assumir sua nova função, agende uma conversa informal cara-a-cara com seu chefe e o gerente anterior da equipe sobre os pontos fortes e fracos das pessoas, sobre qualquer problema comportamental da equipe ou sobre quaisquer conflitos que você precise estar ciente.

Aprenda como fazer uma reunião produtiva em 5 passos

  1. O assunto deve ser previamente definido. Ter um assunto bem definido significa trazer foco para a discussão. ...
  2. A equipe deve estar preparada. ...
  3. O tempo da reunião deve ser estabelecido. ...
  4. Escolha bem os participantes. ...
  5. Fique longe de muitos detalhes.

Fale sobre temas relevantes. A vezes pode ser difícil ter ideias para reunião motivacional. Na verdade, o conteúdo motivacional específico para sua reunião dependerá do contexto atual do negócio. Por isso, precisa ser relevante para todos que estão presentes.

Ouça o cliente com atenção e anote tudo que for importante durante a conversa. Também ofereça ao cliente a oportunidade de entrar em contato após o encontro, caso algum tópico da negociação não tenha ficado suficientemente claro. Durante a reunião, tenha em mãos um bloco e uma caneta para não perder nenhum detalhe.

Para que a reunião seja impecável e surpreenda a todos positivamente, você precisa saber o que não deve fazer e como não se comportar.
...
São alguns exemplos:

  1. atraso;
  2. excesso de piadas e brincadeiras;
  3. arrogância;
  4. usar o telefone;
  5. não respeitar a hierarquia;
  6. não ter materiais para anotar os tópicos definidos.

Estude bem o que precisa ser dito antes da reunião e prepare um material escrito de apoio para ter em mãos caso alguma informação fuja. Além disso, tenha calma para falar, cumprimente a todos e faça se sentirem confortáveis, assim você também se sentirá.

As 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

  • Citar outra pessoa. ...
  • Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  • Conte uma história. ...
  • Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  • Faça uma pergunta retórica. ...
  • Cite estatísticas notáveis. ...
  • Mostre um exemplo interessante sobre o tema.