Como dar de comer ao meu Exu?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O primeiro Orixá cultuado também é o primeiro a comer, Exu ele come tudo que a nossa boca come, as oferendas dadas ele mais comumente são os padês a base de farinha de mandioca branca, combinada com azeite de dendê ou mel de abelha, água, bebida alcoólica e acaçá vermelho feito com farinha de milho amarelo e enrolado ...

ESTE KIT CONTÉM OS ITENS ABAIXO: - MISTURA DE FARINHA DE MANDIOCA COM PITADA DE SAL, MARAFO E AZEITE DE DENDÊ; - 1 CHARUTO; - 1 VELA PALITO BRANCA; - BEBIDA QUANTIDADE SUFICIENTE PARA SERVIR NA OFERENDA (EM GARRAFA DESCARTÁVEL); - FOLHETO COM ORIENTAÇÕES PARA FIRMAR SUA OFERENDA.

EXU Prato – Milho amarelo com azeite-de-dendê. Outros ingredientes apreciados por ele são mel, galo e bode de pêlo escuro. Área de atuação – Persistente, o mensageiro dos orixás ajuda a superar obstáculos em diversas áreas.

As lendas africanas contam que Exu era encarregado de ficar nas encruzilhadas antes dos castelos, avisando aos visitantes o local das festas e, como chantagem, Exu solicitava que o visitante entregasse a ele um pouco da comida que levava para os banquetes, originando-se daí o preceito que afirma que “Exu deve comer ...

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.

Jogue um pouco de azeite de dendê e um pouco de cachaça. Coloque a farinha, jogue a cachaça até umedecer toda a farinha, coloque azeite de dendê até ficar homogêneo como um mingau grosso. Sempre misturando com a mão esquerda, rezando e oferecendo para Exu, firmando seu pedido e devoção, baforando o charuto.

E para chamar um Exu, você pode fazer uma oração e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado. Mas precisamos lembrar que nem sempre essa forma de comunicação funciona, pois o Plano Espiritual e o Plano Material não possuem a mesma vibração.

Exu pode ser também muito malvado, se as pessoas se esquecem de homenageá-lo. É necessário pois, fazer sempre oferendas a Exu antes de qualquer outro Orixá. A segunda-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. É bom fazer-lhe oferendas, neste dia, de farofa, azeite de dendê, cachaça e um galo preto.

Segunda-feira: Exu e Omolu. Cada orixá corresponde a um dia da semana, além de ter cores e saudações específicas.

Agradeço a falange de Exu Maioral, Sete Encruzilhadas, Sete Chaves e Sete Pembas por serem a grande lâmina da espada de Oxalá. E agradeço a todas Pomba-Giras pela força e determinação, pois sem Pomba-gira Exu não faz nada.

Para os Exus, temos um local especial dedicado, chamado de Reino dos Exus. Salientamos que por sermos uma área de preservação ambiental não é permitido oferenda com animais mortos, nem sacrifício de animais no Santuário, de acordo com a legislação local.

Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente. Pimenta – Ervas Quentes.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Onde Exú coloca. as mãos, a maldade não coloca os pés!

Quem dá de comer a Exu não passa fome e não fica desamparado.

Não comer amoras e evitar passar embaixo do pé de amora (pertence a Babá Egum).

Você pode colocar na folha de mamona ou bananeira e despachar num matinho. Caso faça a comida e coloque na encruzilhada (no caso dos Exús e Pombagiras) ou na Cachoeira, pedreira, estradas e etc...

A fruta preferidade Exú é a banana, de preferência verde, por seu formato fálico, que representa a fertilidade e consequentemente, a eternidade.

Continuar lendo Como dar de comer a Exu?