Como dar carinho em Jabuti?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Coloque-a no piso (evite carpetes, se possível) para acariciá-la. Faça carinho na cabeça. Passe os dedos pelo topo da cabeça gentilmente, evitando os olhos e o nariz. Caso o animal frequentemente erga a cabeça de boca aberta, é uma tentativa de mordida, o que significa que ele não gosta de toques aí.

Isso não significa, porém, que esses animais não possam demonstrar afeto com os humanos. André já presenciou diversas demonstrações de afeto dos répteis. “Lagartos como o Teiú pedem para ganhar carinho e subir no colo. Ou Jabutis, que respondem ao chamado para vir junto ao dono, pedir carinho”, exemplifica.

Ao pensar em nomes para jabuti, cágado ou tartaruga, é possível procurar inspirações baseadas em personalidades antigas, como acontece no desenho “As Tartarugas Ninjas”, que homenageou os animais com os seguintes nomes de artistas famosos: Rafael, Donatello, Leonardo e Michelangelo.

O bicho não gostará ser apalpado a todo momento, mas quanto mais o fizer, mais ele se acostumará à interação humana. Eles associam os donos com comida, portanto, tente recompensá-lo com um petisco por deixá-lo fazer carinho.

Então, se o terrário não dispuser de luz natural, você pode instalar lâmpadas específicas ou mesmo uma comum de 50 watts, que manterá a temperatura entre 25 e 28 graus. Uma casinha de cachorro é um bom abrigo, desde que seja bem aquecida. “Senão o jabuti fica apático e imunodeprimido”, avisa Alexandre Pessoa.

Para ter um jabuti em casa o mais recomendado é montar um terrário para ele viver. Por ser um réptil sua temperatura interna depende muito da externa. Fator que pode ser melhor controlado em um terrário. Esse local deve ser muito bem montado para que seu jabuti cresça saudável.

Quanto aos legumes prediletos dele, acrescente ao cardápio maxixe, pepino e cenoura ralada. Você pode oferecer ao seu jabuti um ovo cozido com casca, pois ela é rica em cálcio, importante elemento para a saúde e para o crescimento da carapaça desses animais.

Os cientistas analisaram a convivência dos répteis na Floresta Amazônica e descobriram que os animais emitem sons para se manterem unidos e cuidarem melhor dos muitos filhotes.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Esses animais enxergam com boa nitidez e podem identificar cores. Porém, seu ângulo de observação é estreito, e elas possuem pouca visão periférica.

Além da comunicação acústica entre os indivíduos adultos, os filhotes, ao entrarem na água, também chamam pelas mães por meio do som. “Entender o padrão sonoro de como as tartarugas utilizam o som para sincronizar seus comportamentos da desova e nascimento em massa irá nos ajudar a prever quando isso está para ocorrer.

80 anos

Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem bastante, em média vivem 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.

Normalmente, esses sons ocorrem durante seu período de acasalamento ou quando elas se sentem assustadas e ameaçadas.

Para descobrir a idade de um jabuti, você deve observar as linhas do casco do quelônio. É contando este número que você descobre a idade do bichinho. Bacana, não é? Outro jeito de saber, de forma aproximada, a idade de um jabuti é levar em consideração seu peso quando adulto.

– JABUTIS: além da ração específica para a espécie, alimentam-se também de frutas (maçã e pera sem semente, goiaba, manga, tomate, uva, caqui, banana, mamão e pêssego), verdura verde escura (almeirão, catalunia, escarola, rúcula, couve, espinafre e brócolis), legumes (maxixe, pepino, cenoura ralada, beterraba ralada e ...

Hidrate o jabuti mergulhando-o em uma tigela de água toda semana. A cada uma ou duas semanas, mergulhe o réptil em uma tigela com água em temperatura ambiente por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajuda a mantê-lo hidratado.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL E SAUDÁVEL PARA O JABUTI
Legumes: Maxixe, pepino, abóbora, cenoura, jiló. Frutas: Maçã sem semente, banana, melancia, melão, laranja, goiaba, pessego, mamão, laranja, tomate.

Durante o inverno, tem o hábito de hibernar e pode ficar cerca de dois meses sem sair do casco, nem mesmo para comer.

O aumento de temperatura do animal faz com que ele desperte e passe a usar a energia que ele acumulou antes da hibernação. Caso ele volte a hibernar, ele não vai ter reservas suficientes até o tempo certo de despertar, o que pode resultar em problemas sérios de saúde e até a morte.