Como dar Benzoilmetronidazol para cachorro?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Para administração oral. A dose recomendada é de 50 mg de metronidazol por kg de peso corporal por dia, durante 5-7 dias. A dose diária pode ser dividida igualmente para administração duas vezes por dia (isto é, 25 mg/kg de peso corporal duas vezes por dia).

O benzoilmetronidazol é uma substância derivada do metronidazol, que permite a apresentação do metronidazol sob a forma farmacêutica de suspensão (Anvisa 2012), ou seja, é a forma insolúvel em água do metronidazol (FTN, 2010). Cada 200 mg de benzoilmetronidazol corresponde a 125 mg de metronidazol (Anvisa, 2012).

Adultos e crianças maiores de 12 anos. 400 mg (1 comprimido de Metronidazol comprimidos 400 mg três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico). Tomar após as refeições. Para crianças, Metronidazol deve ser usado preferencialmente na forma de suspensão - Metronidazol Pediátrico (benzoilmetronidazol).

Bula do Benzoilmetronidazol EMS

Crianças de 1 a 5 anos1 colher de chá (5 ml) 2 vezes ao dia, durante 5 dias
Crianças de 5 a 10 anos1 colher de chá (5 ml) 3 vezes ao dia, durante 5 dias

A dose recomendada é de 50 mg de metronidazol por kg de peso corporal (um comprimido de 250 mg/5 kg de peso corporal) por dia, durante 5 – 7 dias. A dose diária deve ser preferencialmente dividida em duas doses iguais para administração duas vezes por dia (isto é, 25 mg/kg de peso corporal duas vezes por dia).

Sintomas da gastroenterite canina

  1. Vômitos;
  2. Apatia e letargia;
  3. Falta de apetite;
  4. Fezes líquidas e/ou mais frequente que o habitual;
  5. Dor abdominal;
  6. Náusea (um sintoma que geralmente faz com que o cão fique babando e engolindo com maior frequência);
  7. Inquietação;
  8. Desidratação.

Medicamentos antidiarreicos podem ser administrados para suprimir a diarreia. Alguns probióticos e suplementos naturais podem também ser recomendados, para ajudar no aumento da flora intestinal e reabilitação do trato gastrointestinal.

O Benzoilmetronidazol 40mg/ml Genérico Suspensão está indicado no tratamento de giardíase (infecção do intestino delgado, causada pelo protozoário flagelado, Giardia lamblia) e amebíase (infecção causada por qualquer uma de várias amebas).

O Benzoilmetronidazol + Nistatina + Cloreto Benzalconio 10 Apl Cr é indicado para o tratamento de corrimentos e infecções genitais. O medicamento atua destruindo os fungos causadores da candidíase, vaginoses bacterianas e a tricomoníase.

É um anti-infeccioso que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios (que crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio ou até mesmo na sua ausência), e atividade antiparasitária.

Tratamento de infecção intestinal

  • Ciprofloxacino – 500mg, de 12/12h, por três a cinco dias.
  • Azitromicina – 500mg, de 24/24h, por três a cinco dias.
  • Sulfametoxazol 800mg-trimetoprima-160mg a cada 12h.

A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria.

Para administração oral. A dose recomendada é de 50 mg de metronidazol por kg de peso corporal por dia, durante 5-7 dias. A dose diária pode ser dividida igualmente para administração duas vezes por dia (isto é, 25 mg/kg de peso corporal duas vezes por dia).

A concentração máxima alcançada no sangue aparece quatro horas após a administração do produto.

Dor epigástrica, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral, alterações no paladar incluindo gosto metálico, anorexia, casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/ sensação de língua áspera (devido ao crescimento de fungos, por exemplo). Angioedema, choque anafilático.

A dieta deve ser rica em fibras e pode envolver a exclusão de alguma proteína, suspeita de causar a irritação do intestino”, explica a Dra. Renata. Alguns medicamentos que diminuem a reação alérgica do organismo e antibiótico também podem ser indicados para alguns pacientes.

Efetuar tratamento concomitante com dieta (dieta hidrolisada ou hipoalergênica restritiva), antibióticos (p. ex., tilosina) e imunossupressão (glicocorticoides e/ou azatioprina). O teste alimentar deve aguardar os resultados da biópsia.