Como dar banho em uma pessoa que quebrou o fêmur?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

De forma geral, é possível tomar banho numa cadeira, no chuveiro mas pergunta seria bem melhor respondida pelo ortopedista que o operou.

A grande maioria dos pacientes idosos com fraturas de fêmur têm que ser tratados cirurgicamente. Pouquíssimos casos em que a fratura é incompleta, ou fora de áreas de carga, ou naqueles pacientes que já estão numa condição clínica muito grave não terão indicação de cirurgia.

O banho deve ser curto. O tempo de duração varia de cinco a dez minutos. Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada. A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos.

São eles: banho de chuveiro, banho de leito e banho parcial.

Tomar bastante sol. A vitamina D é muito importante durante a cicatrização do osso pois é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Assim, é importante que o paciente fique exposto ao sol pelo menos 15 minutos por dia.

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

Entre o 7º e 10º dias após a cirurgia, seu joelho deve dobrar até 90º. A presença de um acompanhante será necessária até você andar com muletas ou andador com segurança.

Leva cerca de 2 meses para uma completa cicatrização da área tratada e durante esse período é natural que o idoso fique incapaz de realizar totalmente as atividades do cotidiano. Por esse motivo, é fundamental que os familiares estejam preparados para ajudar em tempo integral ou procurar auxílio profissional.

De acordo com ele, romper o fêmur — osso da coxa que se articula com o quadril e os ossos da canela — é a situação que mais pode gerar prejuízos. “Ao quebrar o fêmur a pessoa precisa ficar sem pisar o pé no chão, com isso, pode perder a capacidade de marcha para sempre”, alerta.

A causa da mortalidade é o tromboembolismo pulmonar, que se caracteriza como um coágulo, localizado na veia da perna, que se solta pela corrente sanguínea e chega até o pulmão do paciente.

A fratura de fêmur em idosos está diretamente ligada a perda óssea gradual, perda de força, Atrofia muscular, comprometimento do equilíbrio e problemas relacionados. Por esses fatores, o risco de acidentes e quedas é maior e mais recorrente, bem como proporcionam lesões e fraturas mais graves.

Quanto tempo demora para colar o osso do fêmur? As fraturas do fêmur demoram geralmente 3 a 4 meses para consolidarem (colarem) por completo.

Basta colocá-lo na borda da banheira enquanto você lava o restante do corpo. Se prefere o chuveiro, tente manter o gesso longe da água corrente. Pode ser necessário deixar o membro longe do espaço de banho durante o processo. No entanto, mesmo mantendo o gesso longe da água, evite tomar banho sem uma capa.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

É melhor tomar banho de manhã ou de noite? Segundo Nancy Rothstein, médica americana que se autodenomina a “embaixadora do sono”, em entrevista à Fox News, o melhor período do dia para banhar-se é a noite. Apesar do banho matinal também ter seus benefícios, tomar banho antes de dormir é importante.

Nas UTIs, o banho no leito apresenta-se, muitas vezes, como a única opção de intervenção para a manutenção da higiene corporal dos pacientes com alto grau de dependência, sobretudo devido à gravidade da condição clínica e às barreiras ambientais impostas pelos múltiplos dispositivos invasivos utilizados.

Para evitar quaisquer condições de pele ou infeções, um idoso deve tomar banho pelo menos uma ou duas vezes por semana. O banho é uma parte importante da rotina do idoso que o pode ajudar a manter-se limpo e com a melhor saúde possível.

Frutas secas – Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos.

O osso cola sempre? Não, as vezes o osso não cola, principalmente devido a fatores locais, principalmente vascularização e nesses sentido importante lembrar da má vascularização nos pacientes fumantes, fumar atrapalha a consolidação óssea.

Sintomas e Diagnóstico
Os sintomas e sinais são bastante semelhantes aos próprios sintomas da fratura. O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

As fitas adesivas que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro ou ducha após 24 hs da cirurgia. Secar com toalha e secador a região dos curativos. É proibido o banho de imersão (banheira) nos primeiros 15 dias ou se houver área ainda em cicatrização.