Como dar banho em seu papagaio?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar. Entretanto, o banho deverá ser apenas com água, sem shampoo ou qualquer tipo de sabão. Outro ponto a se observar é a hora de secar seu pet. De preferência, dê banho em dias quentes.

Importante: nunca utilize produtos químicos sem indicação veterinária (shampoos, condicionadores, sabonete), não deixe a ave exposta ao sol nem a correntes de ar durante ou após o banho, ela seca naturalmente à sombra.

Coloque de 2,5 cm a 5 cm de água dentro da vasilha para que o passarinho consiga caminhar e limpar as penas como ele preferir. Use água morna na temperatura ambiente para que o passarinho não fique resfriado. Não force a ave a tomar banho. Use sabonete apenas se ele estiver com as penas oleosas, sob a sua supervisão.

Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.

Oferecimento de água gelada – Aos animais silvestres essa não é uma boa sugestão. A melhor opção é dar água em temperatura ambiente. No entanto, aves como papagaio e arara gostam de “sorvete” de polpas de frutas, podendo ser oferecido esporadicamente.

A gaiola é também o lugar do repouso, onde o papagaio se sentirá seguro nos primeiros meses na casa nova. Ele costuma dormir às sete horas da noite e acorda com o nascer do sol. Outra providência importante é fazer a poda das penas.

Alguns produtos de limpeza e desinfetantes, também podem exalar gases tóxicos, assim como perfumes, desodorante e spray podem causar problemas respiratórios. 4- Outros traumas: Nunca deixe seu pássaro fora da gaiola junto com outros animais sem supervisão.

Não dê banhos em pássaros, a não ser em dias muito quentes. Além de serem delicadas, as penas demoram muito para secar. Isso pode levar a ave a desenvolver doenças, fungos e bactérias. Durante o frio, as aves costumam gastar mais energia e, por isso, comem mais.

Você pode usar caixas de iogurte vazias e fazer um pequeno castelo para colocar sua banheira de pássaros em cima também. Depois de reunir os materiais, eu fiz um teste para perceber se os materiais que tenho estarão equilibrados quando colocados uns sobre os outros e se vou gostar da versão final do projeto.

Além desses, qualquer tipo de doce pode ser prejudicial ao seu papagaio. Evite sempre cacau e chocolate, por exemplo. Bebidas com álcool ou gás também não podem fazer parte da dieta dessa ave. O açúcar, o sal, a cebola, o alho e as frituras também não podem ser oferecidos.

Aves, em especial os papagaios, podem ser um pouco porcalhonas. Mas a boa notícia é que elas também adoram tomar banho! Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar.

Alimentos proibidos para papagaios
O sistema digestivo dos papagaios não tolera os mesmos alimentos que nós; alguns são até tóxicos e podem causar a morte. Dois dos alimentos mais perigosos para estes animais são o abacate e o tomate, por tanto nunca devem formar parte das frutas e verduras que damos ao nosso papagaio.

Frutas como banana, maçã, mamão e manga, bem lavadas, devem ser oferecidas no período da tarde para que essas aves não escolham comê-las em vez da ração.

Onde dormem? Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais.

Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.

Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.

Uma característica típica de uma ave com frio é quando o animal eriça as penas por longos tempos e fica em um canto da gaiola”, explica Tiago Calil Ambiel, biólogo especializado em animais silvestres da Cobasi.

Interativos e curiosos, os papagaios adoram brincar com seu tutor! Para isso, busque brinquedos próprios para pássaros, encontrados em lojas especializadas. Além disso, o clássico exercício de fazer seu papagaio cantar também pode ser uma ótima brincadeira!

Com relação aos pães, a resposta é: sim! O papagaio pode comer pão. Contudo, a base da dieta dessas a ves deve ser os alimentos extrusados. Esse produto é a melhor opção porque é preparado de forma balanceada.

O que os papagaios podem comer?

  • Frutas: maçã, mamão, pera, pêssego, morango e melão. Porém, não se esqueça de higienizar muito bem e retirar as sementes;
  • Legumes: cenoura, batata e abobrinha, mas somente cozidos. ...
  • Verduras: brócolis e espinafre costumam ser os preferidos dos papagaios.

Nos primeiros dias de vida ele deve comer entre seis e oito vezes por dia. Mas, conforme o crescimento do animal, a frequência de alimentação deve reduzir. O ideal é que aos 60 dias de vida ele esteja recebendo apenas quatro refeições ao dia.