Como dar Bactrim para gatos?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Modo de usar e posologia: Administrar por via oral. Animais até 10 kg de peso corporal: meio comprimido por dia. Animais entre 10 e 20 kg de peso corporal: 01 comprimido por dia. Animais acima de 20 kg de peso corporal: 01 comprimido para cada 20 kg de peso corporal.

TrissulPetz Suspensão deve ser administrado exclusivamente por via oral, na dosagem de 1 mL para cada 5 Kg de peso corporal, ou seja, 15 mg de sulfametoxazol e 3 mg de trimetoprim por kg de peso corporal, de 12 em 12 horas, durante 5 a 7 dias consecutivos ou a critério do médico veterinário.

Com uma mão, segure a cabeça do gato. Com a outra, abra a boca e coloque o comprimido o mais profundo que puder. - Não é recomendado colocar o comprimido e fechar a boca do animal. Além de fazê-lo salivar bastante, vai fazer com que ele se apavore para respirar e ainda possa aspirar a medicação.

Indicado para o tratamento de doenças como a Giardíase Felina, o medicamento também é eficaz no tratamento de doenças periodontais dos bichanos, como a gengivite.

10 mL de Bactrim® suspensão a cada 12 horas. A posologia acima indicada corresponde, aproximadamente, a dose diária média de 6 mg de trimetoprima e 30 mg de sulfametoxazol por kg de peso. Em infecções graves a dosagem recomendada pode ser aumentada em 50%.

Entre os antibióticos para gatos mais usados, podemos encontrar:

  1. Amoxicilina. Indicado para combater infecções respiratórias, urinárias, de ouvido e dermatites.
  2. Doxiciclina. ...
  3. Metrozinadazol. ...
  4. Enrofloxacina. ...
  5. Clindamicina.

Infecções no trato intestinal: alguns problemas gastrointestinais podem ser tratados com amoxicilina; Gripes e infecções respiratórias: em alguns casos, pode ser receitada amoxicilina para gatos resfriados. A rinotraqueíte é um dos quadros mais comuns.

a) Germes responsáveis por infecção do trato urinário que costumam ser susceptíveis ao Bactrim: Escherichia coli. Klebsiella pneumoniae. Proteus mirabilis.

O antibiótico para gatos é um medicamento que deve ser utilizado apenas com prescrição médica. Assim como acontece com a versão para cachorros e humanos, o efeito dele só é garantido depois que o tratamento é completamente finalizado.

No caso de cães e gatos, os medicamentos a base de sulfa e suas associações são indicadas, como por exemplo a composição de sulfadimetoxina-ormetoprim, onde o ativo Sulfadimetoxina atua na supressão da eliminação de oocistos além de limitar o quadro de diarreia associado à infecção por isosporose (LINDSAY e BLAGBURN, ...

Pode ser usado puro, diretamente na boca do animal, ou misturado à água de beber ou alimento. Cachorros, gatos e coelhos – Para cada 1 kg de peso, medicar 1 mL do produto nas 24 horas ou 0,5 mL do produto de 12 em 12 horas, durante 3 a 5 dias.

A espuma na boquinha pode ser um sinal de que o animal não foi bem preparado para receber a medicação. Portanto, como reação, rejeitou o líquido, colocando-o para fora. Se isso acontecer com seu bichano, interrompa o processo e entre em contato com o veterinário, pois ele saberá como resolver.

Antes de tentar forçar a ingestão do comprimido, se não houver restrições alimentares e houver a liberação do veterinário do seu pet, pode se tentar oferecer o comprimido macerado, isto é amassar o comprimido até que ele se apresente em pó, diluí-lo em uma pequena parte liquida de um sachê da preferência de seu gato.

A melhor forma de como dar comprimido a gato misturado na comida é amassando bem o remédio e colocando na ração úmida. Se for feito com a ração seca, o remédio fica mais exposto e o bichano provavelmente não vai querer comer.

A ação medicamentosa de Bactrim® começa logo após a primeira dose. No entanto, os germes não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre, dor, etc., desapareçam, é necessário continuar o tratamento pelo período que o médico estabeleceu.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Os comprimidos de Bactrim® devem ser administrados por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com quantidade suficiente de líquido. A posologia deve ser orientada pelo seu médico, de acordo com a sua doença.

Em ordem de frequência, encontramos efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbidos nos ouvidos, que desaparecem com a suspensão do tratamento. Bactrim® pode aumentar a produção de urina em pacientes com edema de origem cardíaca.