Como dar água para o jabuti?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A cada uma ou duas semanas, mergulhe o réptil em uma tigela com água em temperatura ambiente por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajuda a mantê-lo hidratado. Não deixe que a água passe do queixo do jabuti. O jabuti pode começar a beber a água enquanto está mergulhado; verifique se ela está limpa.

Banho. De vez em quando é bom dar um banho em seu jabuti, principalmente se ele estiver visivelmente sujo, sendo esta a maior indicação. Para isso, pegue uma bacia e encha com pouca água (uns três dedos, dependendo do tamanho do animal) com água fria para morna.

Hidrate o jabuti mergulhando-o em uma tigela de água toda semana. A cada uma ou duas semanas, mergulhe o réptil em uma tigela com água em temperatura ambiente por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajuda a mantê-lo hidratado.

O ideal é que seja uma área aberta, porém com um espaço fechado para que o jabuti se esconda do frio. É recomendado que simule uma toca ou caverna, pois ele se recolhe em locais escuros, fechados e quentes para dormir. Prefere chão de terra, pois pode cavar, mas adapta-se bem em outros pisos.

O brilho do casco é somente da limpeza no banho com água e somente água. Não passe creme hidratante ou óleo. Por tanto, o filhotinho deverá ser colocado num recipiente com água rasa -altura que bata no queixo dele- por 20 minutos. Ali, ele se hidrata e evacua também.

Basta deixar água em uma tigela ou pires raso e cavar um buraco no chão do cercado para encaixar a tigela e não correr o risco da tartaruga entornar a água. O recipiente da água deve ser raso o bastante para que a tartaruga possa ficar sobre ele e colocar a cabeça na água sem submergi-la por completo.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL E SAUDÁVEL PARA O JABUTI
Legumes: Maxixe, pepino, abóbora, cenoura, jiló. Frutas: Maçã sem semente, banana, melancia, melão, laranja, goiaba, pessego, mamão, laranja, tomate.

Jabuti passa meses sem comer ou beber.
De fato esses animais possuem capacidade de hibernar no inverno para poder conservar energia, porém o animal hibernar em um cativeiro é um pouco controverso.

“Ofereça uma refeição ao dia, com frutas, legumes, queijo branco e verduras, especialmente as verde-escuras.” Uma vez por semana, carne moída misturada com suplemento de cálcio deve entrar no cardápio.

Ele então escolhe ou cava um abrigo e se recolhe no interior da carapaça, onde entra em uma espécie de sono profundo, quando seu metabolismo, respiração e batimentos cardíacos diminuem drasticamente. A hibernação pode até ser confundida com a morte por um observador.

Forneça uma alimentação variada.
Uma dieta equilibrada, com vitaminas e minerais, é fundamental para mantê-la feliz e satisfeita. Uma dieta balanceada deve incluir folhas verdes, insetos e ração para que ela cresça bem. Talvez a sua tartaruga também goste de frutas ou flores.

ATENÇÃO: Apenas 2 situações podem levar um jabuti á morte súbita: A temperatura excessiva, quando o animal é deixado ao sol sem opção de sombra. Alimentos com agrotóxicos, como verduras mal lavadas, ou plantas venenosas.

Isso não significa, porém, que esses animais não possam demonstrar afeto com os humanos. André já presenciou diversas demonstrações de afeto dos répteis. “Lagartos como o Teiú pedem para ganhar carinho e subir no colo. Ou Jabutis, que respondem ao chamado para vir junto ao dono, pedir carinho”, exemplifica.

Para descobrir a idade de um jabuti, você deve observar as linhas do casco do quelônio. É contando este número que você descobre a idade do bichinho. Bacana, não é? Outro jeito de saber, de forma aproximada, a idade de um jabuti é levar em consideração seu peso quando adulto.

Todos as leguminosas e grãos estão proibidos para os jabutis, como por exemplo o feijão, vagem, o milho, o arroz, as favas, as lentilhas, as ervilhas entre outros. Não devem ser dados a ele de modo nenhum, nem o grão natural e nem em forma de biscoitos ou outros alimentos que o contenham.

80 anos

Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem bastante, em média vivem 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.

– JABUTIS: além da ração específica para a espécie, alimentam-se também de frutas (maçã e pera sem semente, goiaba, manga, tomate, uva, caqui, banana, mamão e pêssego), verdura verde escura (almeirão, catalunia, escarola, rúcula, couve, espinafre e brócolis), legumes (maxixe, pepino, cenoura ralada, beterraba ralada e ...

A temperatura do ambiente em que o jabuti vai viver é sempre importante, pois os jabutis são animais ectotérmicos, ou de sangue frio, isso quer dizer que eles regulam a temperatura do corpo, conforme a do ambiente, assim se o terrário estiver frio, o animal vai sentir muito frio e pode pegar um resfriado e até uma ...

A ração de jabuti é bem mais prática! Desenvolvida por especialistas com base nas pesquisas mais recentes, ela atende completamente às necessidades nutricionais desses pets, sem a necessidade de serem complementadas com suplementos.