Como curei rosácea?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

Tratamento de rosácea

  1. Evitar desencadeadores.
  2. Para rosácea inflamatória, antibióticos tomados por via oral ou aplicados sobre a pele, ou ácido azelaico ou ivermectina aplicada sobre a pele.
  3. Para rubor, brimonidina em gel ou oximetazolina em creme.
  4. No caso de telangiectasia, tratamento com laser e eletrocauterização.

Indicado para todos os tipos de pele, inclusive para as mais sensíveis, a água micelar Sensibio é uma excelente opção para quem tem rosácea. Além de ser um demaquilante sem enxágue, o produto acalma e refresca a pele. Inclusive, não é necessário lavar o rosto após o uso.

Atualmente estão disponíveis ativos de uso tópico como: ácido azelaico, ivermectina, metronidazol e tartarato de brimonidina; que ajudam a reduzir o número e a gravidade das lesões inflamatórias causadas pela rosácea, além de prolongar os períodos entre as crises e melhorar a aparência estética facial.

O tratamento para rosácea mais comum é feito com produtos de uso tópico, sob orientação médica. O objetivo é diminuir a inflamação e vermelhidão do paciente. Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.

A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Os agentes antimicrobianos apresentam-se efetivos no tratamento.

Estresse pode agravar sintomas da rosácea
Quando acomete os homens, é de maneira mais grave”, afirma a dermatologista Thuany Santos. Um dos sinais do agravamento do quadro nos homens é o aumento do tamanho do nariz.

Sabonete Líquido Calmante 100ml Indicado para Rosácea é recomendado para peles com Rosácea ativa. Tem ação tópica e anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana e fugicida. Associado ao extrato de calêndula e Aloe pode ter ação emoliente, tonificante suavizante, refrescante e restauradora de tecidos.

Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no inverno. Pare de fumar. Simplifique a rotina de cuidados com a pele, evitando passar muitos produtos. Use produtos específicos para rosácea ou um hidratante antivermelhidão.

É um agente antiparasitário de amplo espectro derivado da avermectina. Atividades antiparasitária e anti-inflamatória, especificamente na inibição de citocinas inflamatórias. Não é um antibiótico, dessa forma, não oferece a preocupação de resistência.

"A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Por isso, os ingredientes devem ser recomendados pelo dermatologista, que escolherá fórmulas em veículos adequados.

Nesse caso, o Creamy Mandélico é o mais indicado. “Converse com seu médico, use hidratante antes do ácido para amenizar a irritação e comece aplicando o produto escolhido em noites alternadas”, recomenda o especialista.

Rosácea ocular
Acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Se não tratado pode evoluir e interferir na visão do paciente. Os medicamentos devem ser indicados por um oftalmologista e a área deve ser bem higienizada.

Mas eles não são os únicos: para montar uma dieta bem completa, também é indicado consumir muitos vegetais frescos, proteínas, alimentos com baixo teor de açúcar e grãos - como aveia, cevada, arroz branco, granola, tapioca e pão de trigo germinado.

8 dicas do que fazer quando a pele está irritada

  1. Hidrate a pele constantemente. ...
  2. Experimente passar um sérum. ...
  3. Aplique compressas de gelo. ...
  4. Tome um banho de aveia. ...
  5. Evite a exposição ao sol e sempre passe protetor. ...
  6. Beba bastante água. ...
  7. Evite banhos longos e quentes. ...
  8. Use um umidificador.

“A vitamina C e o ácido hialurônico são ótimos também para essa pele”, comenta.