Como curei minha candidíase de repeticao?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Candidíase de repetição por Cândida albicans: fluconazol via oral em dias alternados por três dias e depois o tratamento de manutenção com uma dose por semana por 6 meses. Existem outras opções par o tratamento, dependendo dos antecedentes pessoais e das medicações previamente utilizadas.

O primeiro passo é procurar o ginecologista, o mais breve possível, para saber se o que se tem é realmente uma inflamação pela Cândida ou não. A maioria das mulheres acha que coceira na região genital é sinônimo de candidíase e isso não é verdade. Nem toda coceira na vulva ou na vagina é sinal da presença dela.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

Sendo assim, quando o indivíduo está com os níveis baixos de vitamina D, é provável que ele contraia doenças, como gripes e resfriados, frequentemente. Nas mulheres, a candidíase pode aparecer com mais frequência, uma vez que o fungo se prolifera com mais facilidade quando a imunidade está baixa.

Tratamento e prevenção para a candidíase
Boas noites de sono e atividades que amenizem o estresse também evitam o quadro. O consumo de vitamina D e probióticos (bactérias que fazem bem) também costuma ser eficaz em pacientes que apresentam os sintomas repetidamente.

Carnes de frango, porco e boi não são as mais recomendadas para pacientes afetadas pelo fungo Candida albicans, bem como manteiga, ovos e leite.

Assim, como explica Natacci, a mulher que sofre de candidíase deve tentar eliminar ao máximo os alimentos que estimulam o crescimento do fungo e investir mais em comidas que tragam nutrientes que potencializam o sistema imune, caso do zinco, do selênio e das vitaminas A, B1, C e E.

Isoconazol. O Isoconazol também é uma pomada antimicótica, que possui ação sobre leveduras, fungos e bolores. Basicamente, ela age eliminando o fungo causador da candidíase e contribui com o alívio dos sintomas.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

Chás que combatem a candidíase
Uma delas é a uva-ursina, folha com propriedades antifúngicas.

Kefir: iogurte caseiro que combate candidíase é antibiótico e regula intestino. Com aparência semelhante à de um iogurte, o kefir é uma colônia de micro-organismos benéficos à saúde.

Antifúngicos naturais e ervas: alho, cebola, óleo de coco, tomilho, alecrim. Além desses alimentos que melhoram a síndrome fúngica, é importante também ter hábitos de vida saudáveis, boas noites de sono e incluir atividades físicas para o controle de estresse.

Na verdade, ansiedade, estresse e flutuação emocional são causas comuns para uma crise de candidíase. Isso se explica porque, durante esses períodos, há uma enxurrada de hormônios no corpo, como o cortisol, que acaba reduzindo a nossa resposta imunológica diante de infecções, incluindo a candidíase.

Lactobacillus reuteri: Outra cepa probiótica que tem sido estudada por seus efeitos benéficos na saúde vaginal, pode ajudar a inibir o crescimento de Candida e fortalecer a resistência do organismo contra infecções.

Destiladas ou fermentadas, as bebidas alcoólicas deixam o sangue mais ácido e afetam o sistema imune, o que facilita a proliferação do fungo e prejudica a recuperação do organismo com candidíase.

Como tratar candidíase? A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.

Folhas verde-escuras cruas. As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, consuma bastante rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

A Candidíase Vaginal (CV) é descrita como uma infecção fúngica da região vulvovaginal com vários fatores predisponentes, dentre eles a disbiose intestinal (DI), caracterizada como um desequilíbrio da microbiota intestinal, causando sinais e sintomas sistêmicas.