Como curar uma úlcera na perna?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O tratamento da úlcera venosa consiste na terapia compressiva, ambulação e descanso com as pernas elevadas, realização do curativo e prescrição de dieta que favoreça a cicatrização(1-4). Não há um único tipo de curativo para a úlcera venosa de membro inferior crônica.

A úlcera na perna leva em média 6 meses para cicatrizar, e 60% dos pacientes voltam a sofrer com o problema.

Algumas pessoas sofrem de úlcera venosa da perna durante muitos anos, mas as perspectivas de cura também são boas para estes pacientes: cerca de 90% de todas as úlceras venosas da perna podem ser curadas usando todos os procedimentos de tratamento disponíveis hoje em dia.

A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como inibidores e antiácidos. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos.

O tratamento da úlcera venosa consiste na terapia compressiva, ambulação e descanso com as pernas elevadas, realização do curativo e prescrição de dieta que favoreça a cicatrização(1-4).

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

O tratamento é feito com compressão da perna com ataduras ou meias especiais para este fim, antibióticos, se houver infecção, e limpeza constante das feridas, além da aplicação de pomadas ou cremes com corticoide em sua composição.

A bota de Unna é o curativo com bons resultados mais usado em saúde pública no Brasil por ter um custo relativamente baixo. É um composto de óxido de zinco, glicerina, loção de calamina (opcional) e gelatina envolto por ataduras. Pode ser elaborado em farmácias de manipulação ou comprado pronto.

Pode ser Úlcera Venosa! Hoje vou falar sobre uma das complicações mais graves da insuficiência venosa crônica, a úlcera venosa na perna. A úlcera venosa é caracterizada por uma ferida profunda cujo tempo de cicatrização é superior a seis semanas.

Para o tratamento de úlceras varicosas, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é bastante indicada, pois acelera o processo de cicatrização. Além disso, a membrana mantém a umidade natural da região e protege as terminações nervosas, o que diminui a dor no local.

1º Muitas vezes as ulceras não cicatrizam em função do uso inadequado dos curativos assim como a pele para que uma úlcera cicatrize é necessário uma hidratação adequada. O excesso de umidade ou o seu ressecamento faz com que ela se torne crônica sujeita a infecção impedindo e retardando a sua cicatrização.

A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infetarem.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Conclusão: Pacientes portadores de ulceras em MMII com queixa de dor, utilizando os fármacos em forma de gel, Morfina , Ibuprofeno e a associação dos dois, relatam melhora da dor após o curativo.

espinheira santa

A espinheira santa é uma planta medicinal reconhecida no tratamento de úlcera e gastrite e, desde 2007, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece medicamentos à base desta planta.

Os resultados apresentados apontam que o uso do gel da babosa foi positivo no tratamento da úlcera varicosa do caso em questão, uma vez que não foi observada nenhuma complicação durante o tratamento e a partir do uso do fitoterápico pode-se perceber controle dos sinais inflamatórios, melhora da hidratação e ...

Se não tratada a tempo, ela pode causar sangramentos e até perfurações do estômago, levando a morte. A causa da úlcera pode ser um desequilíbrio na ação do ácido gástrico, que auxilia na digestão dos alimentos e combate bactérias.

Procure o médico especialista para tratar feridas que não cicatrizam da maneira adequada.

A limpeza da úlcera deve ser feita com soro fisiológico 0,9%, morno a 37º C, com uma seringa de 20 ml e agulha 40×12, ou frasco de soro perfurado somente com um furo, a “técnica do chuveirinho” não deve ser usada em nenhum tipo de ferida.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.