Como curar uma epididimite crônica?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Facilmente tratada por antibióticos nos casos em que é diagnosticada precocemente, os sintomas manifestados pela epididimite apresentam melhora em cerca de 72 horas após o início da medicação. Se a causa for uma IST, indica-se o tratamento do parceiro para evitar a reinfecção e a disseminação da bactéria.

A epididimite é uma inflamação aguda ou crônica dos epidídimos, que pode ser causada por diversos fatores. Os epidídimos são ductos microscópicos nos quais as células espermáticas ficam armazenadas e amadurecem após serem produzidas pelos testículos.

Caso a epididimite seja tratada incorretamente ou negligenciada, a doença pode se tornar crônica, provocando dores constantes e exigindo cuidados especiais. Uma das consequências da doença é a redução da fertilidade, portanto todo o cuidado deve ser tomado quando forem percebidos sintomas.

Como a epididimite é uma doença causada, normalmente, por bactérias, o tratamento é feito à base de medicamentos antibióticos prescritos pelo médico. Todo o processo dura cerca de três meses para tratar completamente a doença.

Se o processo inflamatório provocar a formação de abscessos ou de aderências, a cirurgia passa a ser a melhor indicação, da mesma forma que é necessária quando a epididimite causa maiores danos ao epidídimo. Nesse caso, ele pode ser removido parcialmente ou na totalidade.

Causas da Epididimite
A epididimite pode ser causada por uma infecção do trato urinário e da próstata, mas é mais comumente contraída através de doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), como um efeito colateral da contaminação por gonorreia e clamídia.

Como tratamento sintomático, pode-se indicar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno 600 mg, de 8/8 horas.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

e como saber se estou totalmente curado? É variável, cerca de 14 a 28 dias. Deve-se acompanhar a melhora dos sintomas e controle através de USG.

Por fim, a detecção da doença pode incluir, ainda, exames de imagem, como a ultrassonografia dos testículos e a ressonância magnética para saber se a doença atingiu outras estruturas, além dos epidídimos. Esses exames também podem investigar outros problemas que possam ter sintomas parecidos com a epididimite.

Normalmente deve -se aplicar compressa ou bolsa de gelo sobre toda a bolsa escrotal. Nunca colocar direto na pele( pode queimar). O gelo deve será plicado conforme orientação do seu Urologista- tempo e frequência. É comum a manutenção do inchaço por cerca de 60-90 dias, com redução gradativa.

Entre as mais comuns estão as doenças sexualmente transmissíveis ou as infecções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a clamídia. Ainda, quando o organismo está combatendo outras infecções, como a tuberculose ou uma infecção urinária, por exemplo, o epidídimo também pode se inflamar e resultar na epididimite.

Quando a epididimite causa infertilidade? A epididimite causa infertilidade nos casos crônicos, já nos casos agudos pode ser tratada apenas com antibióticos. É comum que a doença se apresente em homens que costumam ter relações sexuais sem o uso de preservativos, configurando assim uma epididimite bacteriana.

A epididimite é uma inflamação do epidídimo, que pode ser aguda ou crônica. A inflamação resulta em dor e edema que ocorre na região posterior dos testículos. Geralmente, é unilateral e pode ser causada por infeções sexualmente transmissíveis.