Como curar timidez naturalmente?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Algumas formas para vencer a timidez são:

  1. Identificar a causa da timidez. ...
  2. Não exigir tanto de si próprio. ...
  3. Ser verdadeiro. ...
  4. Conhecer os seus pontos fortes. ...
  5. Filtrar as críticas. ...
  6. Estar aberto a novas situações. ...
  7. Praticar atividades que ajudam a interagir. ...
  8. Valorizar as conquistas.

A timidez tem tratamento sim. Tanto a timidez situacional como a timidez histórica requer alguns passos. Dentre eles podemos destacar: 1) Reconhecer a timidez em sua vida, 2)Abrir-se a um processo de transformação com mudança de crenças, 3)Permitir-se à construção hábitos, crenças e comportamentos novos.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Cumprimentar os outros é difí cil para Bonzo. Um encontro bemhumorado o ajuda a ver que falar com as pessoas não é tão difí cil assim. “Posso fazer tudo com a ajuda de Cristo, que me dá a força que preciso.” Filipenses 4:13.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Bach Mimulus

O floral de Bach Mimulus auxilia no encorajamento e na melhora da autoestima das crianças tímidas ou com medos. Para as pessoas que tendem a ser nervosas, tímidas e envergonhadas.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

A timidez é definida por alguns manuais de psiquiatria como uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional quando nos vemos diante de certa situação de socialização. Alguns autores defendem que a timidez esteja inclusive ligada à origem de alguns ataques de pânico.

O medo de falar está relacionado a muitas questões íntimas, relacionadas a auto-estima e sentimento de segurança pessoal. Em geral, a insegurança leva a pensamentos catastróficos, exagerados, em relação ao que pode acontecer quando você se expôe.

Este medo pode ter uma intensidade distinta em cada pessoa. A Timidez tem um impacto negativo na vida, pois impede a natural evolução das relações sociais, algo essencial ao ser humano. Em alguns casos, a Fobia Social conduz a estados depressivos ainda mais limitantes, nomeadamente a Depressão.

Preocupação intensa dias, semanas até meses antes de qualquer situação social; Medo extremo de ser julgado e criticado por outras pessoas, principalmente desconhecidas; Medo de que você vai fazer alguma coisa errada em público, causando humilhação; Receio de que as pessoas irão perceber que você está nervoso.

Vergonha: a pessoa tímida fica envergonhada com facilidade, por isso, procura evitar situações que despertem essa emoção; Necessidade de validação: necessidade de perguntar a opinião de indivíduos de confiança antes de tomar decisões; Medo de rejeição: uma das principais características da timidez.

Medo de não ser aceito
Esse é um dos principais pontos que podem desencadear em um comportamento tímido. A pessoa tem medo de não ser aceita pelo grupo, de falar alguma bobagem ou ter algum comportamento fora do padrão e, para não ser excluída, se retrai.

As características de uma pessoa tímida variam de acordo com o tipo de sua timidez. “O comportamento difere da pessoa que possui timidez situacional, crônica e proposital.

As pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Sobretudo se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar os pensamentos.

Quando existe timidez em excesso, a possibilidade de criar novos vínculos (ou até mesmo manter antigos) pode gerar isolamento. Considerando a natureza do problema, pode ser desconfortável dar o primeiro passo buscando a ajuda de um psicólogo.

A energia do Floral proporciona pensamento protetor e positivo para nossos seres queridos. O Red Chestnut trata os que têm medo e se preocupam e receiam excessivamente em relação ao bem-estar dos outros, em particular da família e amigos íntimos.

Sweet Chestnut: Para os casos extremos de angústia e desespero no qual a pessoa sente que está no limite da resistência, sentindo depressão, tristeza. White Chestnut: é o remédio para os pensamentos indesejados e para as discussões mentais que se introduzem em nossa linha de pensamento e não nos permitem concentrar.

O Floral Cherry Plum é indicado para medo do descontrole mental, emocional e físico. Quando ocorre conflito emocional e a pessoa teme ações desencadeadas por explosões emocionais; reações temperamentais descontroladas e vícios. A energia desse Floral promove o autocontrole físico, mental e emocional.