Como curar terçol no olho rápido?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido, com uma compressa de água morna, por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Também é recomendada a administração de colírios ou pomadas com antibióticos receitados por um oftalmologista.

O famoso terçol é um processo inflamatório que envolve as glândulas da pálpebra. O nosso corpo produz gordura e, quando as glândulas da pálpebra entopem ou são infectadas por uma bactéria, acaba surgindo uma lesão, mais conhecida como terçol.

Se não melhorar em três ou quatro dias, o médico pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio ou pomada, como ciprofloxacino, dexametasona e prednisolona. “Casos mais graves e persistentes, que podem durar até 20 dias, têm indicação de remédios de via oral”, completa Queiroz Neto.

Não use lentes de contato e maquiagem para os olhos
Se você usa lentes de contato, opte pelos óculos enquanto estiver com terçol. Além de irritarem os olhos, elas retêm sujeiras e bactérias que podem piorar a inflamação.

Mas, mesmo em casos onde a gente tenha o terçol, a compressa fria pode ser importante, se não houver a possibilidade da drenagem. Porque a compressa quente, ela causa edema de pálpebra, a compressa fria diminui o edema de pálpebra. Outra situação que compressa fria é bastante interessante é em casos de conjuntivite.

4 truques para diminuir o inchaço dos olhos em menos de 5 minutos!

  1. 1) Use gelo ou colheres geladas na região. ...
  2. 2) Recorra aos produtos específicos. ...
  3. 3) Dê tapinhas nos olhos inchados. ...
  4. 4) Use água micelar para promover uma ação calmante no local.

MEDICINA popular pequeno furúnculo no bordo de uma pálpebra ou inflamação das glândulas sebáceas nas pálpebras, popularmente também conhecido por terçol, treçolho, etc.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

Cuidados do Terçol
Não utilize cosméticos na pálpebra durante o tratamento do terçol, evite a maquiagem e deixe de usar as lentes de contato no olho afetado.

O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.

Geralmente, o terçol aparece mais próximo aos cílios, na borda da pálpebra, e apresenta vermelhidão, inchaço e incômodo mais acentuados que o calázio. A evolução do problema, no entanto, é semelhante nas duas doenças.

Cylocort é indicado para o tratamento de infecções oculares causadas por micro-organismos susceptíveis e quando for necessária a ação anti-inflamatória da dexametasona.

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .

O médico também destaca que não se deve furar ou espremer o terçol. "Não se deve colocar a mão. O terçol não é uma espinha. Se fizer isso pode gerar uma infecção que precisa ser tratada com antibióticos", alerta.

Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico. Se o paciente tem hordéolos com frequência, reforce as recomendações sobre a importância da higiene para ajudar a prevenir o aparecimento de novas lesões.

O terçol normalmente amadurece e estoura em um período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, ele pode reaparecer.

Para fazer, basta colocar em uma vasilha pequena água e alguns cubinhos de gelo. Molhe duas gazes e deixe-as sobre a região por alguns minutos. Repita a operação até sentir que o inchaço diminuiu. IMPORTANTE: jamais coloque o gelo direto na pele – ele pode machucar a tão sensível região dos olhos!

Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.

“Existem várias razões que podem explicar o inchaço das pálpebras e nos olhos, tais como: infecções, lesões oculares, traumas e mais comumente alergias. As pálpebras inchadas podem ser também um sinal de um problema de saúde potencialmente mais grave, como a celulite orbitária, a doença de Graves ou o herpes ocular.