Como curar terçol no olho em um dia?

Perguntado por: lalencastro3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido, com uma compressa de água morna, por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Também é recomendada a administração de colírios ou pomadas com antibióticos receitados por um oftalmologista.

Se não melhorar em três ou quatro dias, o médico pode receitar antibióticos e anti-inflamatórios em forma de colírio ou pomada, como ciprofloxacino, dexametasona e prednisolona. “Casos mais graves e persistentes, que podem durar até 20 dias, têm indicação de remédios de via oral”, completa Queiroz Neto.

O terçol surge precisamente na parte do olho que une os cílios e a borda da pálpebra. Ali surge um pequeno inchaço vermelho, que pode chegar a ficar dolorido. Com o prosseguimento do inchaço, este nódulo pode chegar até a vazar. O terçol possui resolução espontânea, melhorando em até cinco dias, aproximadamente.

Não use lentes de contato e maquiagem para os olhos
Se você usa lentes de contato, opte pelos óculos enquanto estiver com terçol. Além de irritarem os olhos, elas retêm sujeiras e bactérias que podem piorar a inflamação.

O mito tem resistido à passagem do tempo, provavelmente por permitir obter resultados positivos, em alguns casos, já que o calor local é a base do tratamento. Mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos. Usar a aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas consegue um melhor efeito.

É importante nunca fazer um corte no terçol para drená-lo mais rápido, porque esta punção derrama o seu conteúdo e faz com que a infecção se propague. Depois da primeira noite em que se apresenta o terçol é possível sentir coceira e a pálpebra pode ser observada inchada.

Mas não importa o que fizer, não fique ansioso e tente estourar o terçol! O calor de uma compressa quente geralmente permite que ela se abra, drene e cure por conta própria, sem causar traumas na pálpebra ou possivelmente espalhar a infecção ao apertá-la.

O terçol normalmente amadurece e estoura em um período de quatro a cinco dias, desaparecendo sozinho em até duas semanas. Se não tratado adequadamente, ele pode reaparecer.

Mas, mesmo em casos onde a gente tenha o terçol, a compressa fria pode ser importante, se não houver a possibilidade da drenagem. Porque a compressa quente, ela causa edema de pálpebra, a compressa fria diminui o edema de pálpebra. Outra situação que compressa fria é bastante interessante é em casos de conjuntivite.

A recorrência do terçol é indício de uma doença chamada blefarite, um tipo de inflamação que acomete mais difusamente as pálpebras, não contagiosa e que pode ser causada por bactérias, parasitas ou pela produção excessiva de uma camada de gordura na pálpebra.

Quem tem terçol pode trabalhar? O paciente com terçol não precisa se afastar de suas atividades diárias, salvo raras exceções, na qual apresente sintomas sistêmicos que o incapacite, como febre alta ou dor local de grande intensidade e acometimento .

Recomende ao paciente que faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia, deixando sobre o olho de 10 a 15 minutos, para que a secreção seja drenada espontaneamente. Reforce que não se deve furar ou espremer o terçol, bem como não utilizar colírios sem consultar um médico.

Para fazer esse tratamento caseiro do terçol, coloque um saquinho de chá verde em água quente por alguns minutos, retire e esprema o excesso de água. Feche os olhos e pressione o saquinho de chá úmido sobre a pálpebra afetada e aguarde cinco minutos – você também pode utilizar um saquinho de chá preto.

Mito! Existe certo fundamento nos ensinamentos da vovó, mas está longe de ser a opção mais adequada para o tratamento. A verdade é que calor local, ajudaria sim na cura do hordéolo, que é o nome correto para o “terçol”. Portanto, a moeda, ou aliança, por estarem aquecidas, poderiam trazer sim, algum benefício.

MEDICINA popular pequeno furúnculo no bordo de uma pálpebra ou inflamação das glândulas sebáceas nas pálpebras, popularmente também conhecido por terçol, treçolho, etc.

Se o terçol persistir por mais tempo, é necessário buscar acompanhamento médico e, muito provavelmente, entrar com um tratamento à base de antibióticos". Calázio - "O calázio, ou cisto meibomiano, é um nódulo duro, liso e geralmente indolor que surge na pálpebra.

As compressas mornas, na verdade, diminuem o inchaço, porque o calor ajuda a drenar a secreção que forma o terçol. No entanto, elas não precisam ser de chá; o ideal, inclusive, é que sejam feitas com uma gaze e água morna. A dica é aplicar a compressa sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.

Não toque, aperte ou toque no terçol.
Pode parecer tentador, mas apertar liberará pus e pode espalhar a infecção. Veja um médico se estiver dentro da sua pálpebra. Seu médico pode drenar de forma correta para você.