Como curar sinusite odontogênica?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O tratamento da sinusite odontogênica envolve o otorrinolaringologista e o dentista. O otorrinolaringologista trata a sinusite com o objetivo de dar-lhe uma solução antibacteriana e antisséptica. O dentista trata ou remove o dente afetado, eliminando assim a fonte de infecção .

As principais causas da sinusite odontogênica são as iatrogenias, a periodontite apical e a doença periodontal, como descrito na Tabela 1. Os dentes superiores posteriores (pré-molares e molares) mais próximos a cortical do seio maxilar estão descritos na Tabela 2.

Alguns dos sintomas da sinusite odontogênica são: nariz entupido, secreção nasal, sensação de peso no rosto, queda do olfato, febre, além de dor de cabeça, na maxila, na bochecha e sob o olho. Este é um problema que pode atingir muitas pessoas e o correto tratamento é fundamental para resolver o problema da sinusite.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

“A sinusite não tratada pode levar a complicações mais sérias. A infecção pode migrar para estruturas nobres vizinhas como olhos, cérebro, meninges, por exemplo.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto. Outra opção natural é a nebulização com eucalipto.

A lavagem nasal com soro fisiológico ou com solução salina, por exemplo, são soluções recomendadas para todas as pessoas com sinusite.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

A obstrução das vias nasais, causadas pela sinusite também pode fazer com que estas pessoas respirem pela boca, diminuindo a produção de saliva e causando a sensação de boca seca, lábios rachados e dificuldade de engolir alimentos e saliva.

Remédios naturais para combater a sinusite

  • Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Gengibre e cebola roxa. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Aspirar uma cebola. ...
  • Sobre a sinusite.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são agentes comuns na rinossinusite bacteriana aguda.

As principais causas das infecções Odontogênicas são: cárie dentária, infecção Dento Alveolar, Periodontites, Osteíte, Osteomielites e infecções pós cirúrgicas. Do ponto de vista microbiológico é uma infecção causada por uma flora mista, aneróbios-aeróbios.

Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.

Câncer dos seios paranasais é um câncer que se origina nos seios paranasais, geralmente ocorrendo nos seios maxilares e etmoidais. podem estar relacionados. A sinusite crônica não é considerada uma causa desses cânceres. (Consulte também Considerações gerais sobre cânceres de boca, nariz e garganta.

Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.

DIPROSPAN® é uma suspensão aquosa injetável estéril de dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona. Cada mL de DIPROSPAN® contém 5mg de betametasona como dipropionato e 2mg de betametasona como fosfato dissódico, em veículo estéril tamponado e conservado.

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.