Como curar pterígio naturalmente?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Uma vez que a camada carnosa formada não diminuirá, e não é possível curar o pterígio naturalmente, é ideal tratar o quanto antes, de modo a reduzir os sintomas e evitar o seu agravamento.

Quando o pterígio esta inflamado ou irritado, utilizamos colírios esteroides (corticoides), essa prática tem que ser acompanhada por um oftalmologista, pois existem inúmeras complicações inerentes ao uso desses colírios (glaucoma e catarata corticogênica).

É possível prevenir? Não há como prevenir a predisposição genética, no entanto, há como evitar os fatores ambientais que contribuem para o surgimento da doença. Assim, o uso de óculos de sol é uma das melhores formas de prevenção do pterígio, uma vez que protege os olhos contra a poeira, vento e luz ultravioleta.

O especialista diz que essa condição pode ocorrer por razões genéticas e também por exposição a sol, vento, poeira e outros fatores irritantes. Ele ressalta que o uso de óculos escuros com proteção 100% contra raios ultravioleta e a aplicação de colírios lubrificantes podem evitar ou retardar o crescimento do pterígio.

O custo da cirurgia de pterígio varia de acordo com o profissional, equipe médica e local de realização escolhido, podendo custar a partir de R$ 2.000,00.

Quais são as causas do Pterígio?

  1. Olho seco;
  2. Exposição contínua e crônica dos olhos à luz solar;
  3. Exposição direta dos olhos ao vento, poeira e/ou poluição.

A principal causa do Pterígio é a exposição constante aos raios UVA e UVB, por isso a doença é mais comum em países tropicais e ensolarados.

O pterígio se forma a partir do crescimento de um tecido fibrovascular anormal, que começa na conjuntiva interna das pálpebras e chega até a córnea. O formato é alongado e a pessoa pode perceber o crescimento a partir do canto do olho, perto do nariz. Pode crescer em ambos os olhos ou apenas em um.

CIRURGIA DE PTERÍGIO: riscos e complicações
As complicações cirúrgicas podem também incluir cicatrização da córnea e perfuração da parte branca do olho. Em alguns casos, a remoção cirúrgica do PTERÍGIO pode induzir astigmatismo.

O Lacrifilm é indicado no tratamento para melhora da irritação, ardor e secura dos olhos, que podem ser causadas pela exposição ao vento, sol, calor, ar seco, e para melhorar o desconforto que pode estar associado com a utilização de lentes de contato.

Após a cirurgia de pterígio, é normal sentir algum desconforto e vermelhidão . Também é comum notar algum “embaçamento” durante a recuperação. No entanto, se você começar a sentir dificuldades de visão, perda total da visão ou notar um novo crescimento do pterígio, marque uma consulta com seu médico.

Existem algumas doenças que afetam o epitélio, fazendo com o que ele seja mais frágil ou irregular. Isso pode causar crises de dor ou embaçamento visual. Nesses casos, pode ser necessário a ceratectomia que consiste na raspagem do epitélio da córnea.

Anti-inflamatório
Renata, esta categoria de medicamentos pode ser usada em quadros de conjuntivite, uveíte, em pós-operatórios e depois de traumas oculares.

É perigoso quando o olho fica tremendo? O tremor nos olhos pode ser causado por bruxismo ou hipoglicemia. Entretanto, a condição pode ser sintoma de doenças como mal de Parkinson e síndrome de Tourette.

Exposição prolongada a pó, poeira, vento, poluição e fumaça, assim como o uso excessivo de telas (computador, tablet, celular, televisão) contribuem para o ressecamento da superfície ocular e, dessa forma, podem piorar os sintomas e o pterígio.

É possível fazer a cirurgia de pterígio pelo SUS? Sim, é possível fazer cirurgia de pterígio pelo SUS. Basta que você peça para que o clínico geral te encaminhe para um oftalmologista para que avalie se é necessário realizar a cirurgia.

O tratamento mais efetivo é a remoção do pterígio através de cirurgia. Suas principais indicações são em pacientes mais velhos com acometimento do eixo visual e baixa de visão associada. Aqueles que sofrem de sintomas intensos, apesar do tratamento clínico, também podem ser submetidos a cirurgia.

O preço de uma cirurgia de pterígio custa, em média, R$2000 (dois mil reais).

Geralmente, as cirurgias são práticas, durando cerca de 30 a 45 minutos. O processo consiste apenas na retirada da “carne crescida”, como também é chamada a doença, deixando que a parte afetada se recupere sozinha.

Quem tem pterígio precisa usar óculos? É bastante comum que o pterígio cause astigmatismo, fazendo com que a visão se torne muito embaçada. Nesses casos, o uso de óculos pode se tornar necessário para corrigir esse grau. Além disso, os óculos de sol podem ser grandes aliados.