Como curar o períneo?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O tratamento conservador das patologias do períneo inclui mudança no estilo de vida e fisioterapia. É um tratamento com baixo risco de efeitos adversos e não prejudica outros tratamentos, consequentemente não representa elevados custos.

Os principais sintomas são a sensação de uma massa ou protrusão no interior da vagina , popularmente chamada de “bola“ na vagina e a sensação de peso ou pressão que pode estar presente o tempo todo ou só depois de um longo período em pé ou após exercício físico pesado.

Faça compressas geladas de camomila (e outras ervas calmantes e anti-inflamatórias) para colocar no períneo nas primeiras 24hs pós parto.

Consiste em se evitar estímulos que desencadeiam a dor; fisioterapia com exercícios de alongamento e manobras para relaxamento pélvico, que geralmente aliviam a dor perineal e uso de medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos, anticonvulsivantes e antidepressivos tricíclicos podem minimizar os sintomas.

O tratamento é feito de acordo com a causa, por isso o mais importante é identificar a fonte do problema e resolvê-la o quanto antes! Uma vez retirada a fonte, será necessário fortalecer essa pele, o que pode ser feito com cremes hormonais de uso local, laser vaginal e até mesmo cirurgia, em alguns casos selecionados.

De forma geral, os medicamentos utilizados são os antivirais, mais comumente o Aciclovir, Fanciclovir e Valaciclovir. O tempo de tratamento varia de acordo com a prescrição médica, mas geralmente dura pouco, até uma semana. Pode ocorrer a prescrição de pomadas para as feridas causadas pelas bolhas da herpes.

Ginástica Hipopressiva (GAH)
A técnica surgiu como uma alternativa para conseguir a tonificação dos músculos abdominais de mulheres no pós-parto. Com o uso dela conseguimos reduzir a pressão intra-abdominal e fortalecer os músculos internos do abdômen ao mesmo tempo. O períneo também fica mais forte com a prática.

Entre eles, pode exemplo, disfunção hormonal, alimentação, falta de lubrificação, infecções vaginais de repetição, estresse, menopausa, climatério, alergias e puerpério.

A cirurgia de períneo deve ser feita por mulheres que sentem desconfortos causados devido ao enfraquecimento do períneo, como:

  1. Canal vaginal mais alargado ou “rasgado”;
  2. Incontinência urinária;
  3. Eliminação de gases pela vagina;
  4. Redução da sensibilidade em relações sexuais;
  5. Problemas intestinais.

Quando devo fazer cirurgia de períneo?

  1. Incontinência urinária.
  2. Dores na região do períneo.
  3. Baixa libido ou desconforto durante a relação.
  4. Alterações nos hábitos intestinais.
  5. Desejo de reconstruir a região após sucessivas gestações para aumento da autoestima.

Após a cirurgia, a mulher deve ficar sem ter relações por, pelo menos, 45 dias. Porém, o período deve ser consultado com seu médico, considerando sua recuperação.

Recuperação da perineoplastia
O períneo é uma região muito vascularizada, e após a cirurgia é utilizado fio cirúrgico para a sutura que será absorvido pelo corpo em torno de 45 dias após o procedimento. Durante esse período, é fundamental que a mulher evite esforços físicos e se abstenha de relações sexuais.

SINTOMAS DE DOR PERINEAL. A frequência urinária pode variar de incómoda a debilitante. Normalmente, a sensação é de que há sempre algo incómodo na bexiga/uretra/genitais.

Grande parte das ações realizadas para evitar a infecção durante a recuperação da laceração igualmente são benéficas para promover a cicatrização.

  • Evitar roupas muito justas;
  • Utilizar pomada cicatrizante;
  • Aplicar spray antisséptico após a higiene;

Em pé, o homem ou a mulher devem colocar as mãos sobre o abdômem, na região das costelas, e contrair o períneo em direção ao osso da bacia. Podem ser feitas as contrações rápidas, com intervalo de três segundos, ou as demoradas que, neste caso, podem ser de até 20 segundos.

Pode ser causada por diversos fatores, como o uso de toalhetes perfumados, espuma de banho ou sabonete, uso de sprays vaginais, irritação causada pela água de piscina ou jacuzzi, alergia a espermicidas ou papel higiénico, uso de roupa interior sintética, uso prolongado de fato de banho, andar de bicicleta ou a cavalo, ...

Colocar compressas de gelo na região genital ou tomar um banho de assento morno pode reduzir a dor e a coceira.

Anfissus Pomada para Fissura de Períneo 30g.

Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

As pomadas mais usadas para o tratamento de fissuras anais são:

  • Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina.
  • Clordox.