Como curar micose na virilha rápido?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Tratamento para micose de virilha

  1. Lave bem a região afetada, usando sabão e água.
  2. Seque bem a área afetada após tomar banho e fazer exercícios.
  3. Troque de roupas e roupa íntima diariamente.
  4. Vista roupas folgadas de algodão.
  5. Conclua o tratamento, mesmo se parecer que a infecção já está passando.

Quando você tiver coceira na virilha nunca passe álcool em gel nela.

A tinea cruris é uma infecção contagiosa transmitida por fômites, como toalhas, lençóis ou roupas contaminadas com o fungo. A micose na virilha também pode ocorrer como auto-contaminação pela micose dos pés (frieira).

No geral, a micose nos pés é tratada por meio de antifúngicos tópicos de venda livre. Há muitas opções, como o miconazol, a terbinafina, o isoconazol e o cetoconazol. Esse tratamento dura cerca de um mês, com aplicação diária.

Quanto maior o calor ou a umidade, maior a proliferação e o risco de contágio. Para evitar o problema, siga essas orientações: Use sempre chinelos ao tomar banho em academias e clubes. Não compartilhe toalhas, meias e sapatos.

O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e talcos ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro. O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias.

Provocado pelo fungo cândida, esse é um dos tipos de micose na pele oportunistas. Ou seja, seu aparecimento é favorecido por situações de baixa imunidade, doenças específicas, uso prolongado de medicamentos e pelo próprio excesso de calor e umidade.

No entanto, eles podem se multiplicar rapidamente e causar infecção quando o ambiente é quente e úmido, por exemplo, se você não tirar as roupas molhadas de suor. A micose de virilha afeta principalmente homens e meninos adolescentes porque a umidade pode ficar retida entre o escroto e a coxa.

Umidade facilita infecções causadas por fungos nos pés
“O principal fator facilitador de infecções fúngicas é a umidade. Os fungos gostam de calor e umidade. Nosso corpo já é quente e, se o deixarmos úmido, o ambiente se torna propício à proliferação dos fungos”, afirma a dermatologista Elisabete Rocha.

Como tratar micose
A micose de virilha, micose de pé e a micose de pele podem ser tratadas com medicamentos tópicos, como cremes antifúngicos, pomadas, géis ou sprays. A micose no couro cabeludo ou nas unhas pode exigir medicamentos orais, como cetoconazol, griseofulvina ou terbinafina.

O creme antifúngico Canesten® (clotrimazol) combate frieira ou pé de atleta e uma série de infecções da pele por fungos, como dermatofitose e micose de virilha. O Canesten® Creme é uma que interrompe o crescimento dos fungos, matando-os e aliviando os sintomas.

O principal sintoma é a coceira, que em geral é intensa e bastante incômoda, sendo mais comum à noite por ser o período de reprodução e deposição dos ovos.

Use medicamentos antifúngicos
O tratamento pode ser feito com medicações antifúngicas em forma de creme, gel ou via oral. Contudo, o tratamento ideal deve ser prescrito pelo médico, que vai avaliar o tipo de micose e o local afetado.

O profissional podólogo pode ajudar no tratamento, indicando essa solução: álcool iodado a 1% ou 2% xilol iodado a 1% . Deve-se aplicar no local até sarar.

Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo possui potente atividade no combate à micose, agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.

O Cetoconazol é um medicamento que você deve usar para o tratamento de infecções na pele causadas por fungos ou leveduras. O princípio ativo Cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções.