Como curar lesão na virilha?

Perguntado por: igil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Inicialmente, é recomendado uso de compressas e repouso. Posteriormente, esses cuidados são acompanhados pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios, e fisioterapia. O tratamento cirúrgico é indicado com menor frequência, ficando restrito às lesões mais avançadas.

Na fase inicial da lesão, na qual a sintomatologia é leve, recomenda-se o repouso físico, a restrição de exercícios físicos, com manutenção das atividades diárias suportadas pelo paciente, e aplicação de gelo no local do estiramento.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

O paciente com distensão muscular na virilha apresenta dor de início repentino, às vezes acompanhada pela sensação de um estalo na parte interna da coxa. Em seguida, pode haver sensibilidade à palpação (toque) no local, podem aparecer hematomas na parte interna da coxa e, às vezes, inchaço e calor no local da lesão.

O tratamento para dor na virilha, geralmente, pode ser feito em casa com repouso, aplicação de gelo na região e uso de remédios analgésicos, como Dipirona.

Tratamento (melhores pomadas)

  • Terbinafina.
  • Naftifina.
  • Cetoconazol.
  • Miconazol.
  • Tioconazol.
  • Clotrimazol.
  • Oxiconazol.

Quando a dor na virilha é sinal de que o paciente deve ir ao médico? Quando o paciente sente uma dor intensa na virilha ou se a dor começar após uma queda ou outro trauma no quadril, será essencial consultar o médico ortopedista com urgência.

Algumas medidas podem acelerar o processo de recuperação:
Imobilizar a região. Fazer repouso e evitar atividades ou movimentos. Elevar o membro acima do nível do coração. Massagear a musculatura periférica.

O estiramento na parte interna da coxa é comum em atletas, podendo acontecer com o simples movimento de pisar no chão. Além disso, movimentos de alcance de bola ou salto podem ocasionar lesões na virilha.

A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.

A dor na virilha é um sintoma frequente em grávidas e praticantes de esportes de alto impacto, como futebol, tênis e corrida. Essa dor pode surgir tanto do lado esquerdo como do lado direito devido a causas comuns, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, artrite ou artrose.

Os casos mais leves de estiramento muscular, podem melhorar em duas ou três semanas, mas os mais graves podem demorar de 6 meses a 1 ano.

CATAFLAMPRO XT EMULGEL é indicado para aliviar a dor e reduzir os sintomas da inflamação (incluindo dor e inchaço) em diversas condições que afetam músculos e articulações, tais como Lesões de ligamentos, músculos e articulações (por exemplo entorses, distensões, contusões, artrites, dores nas costas, lesões causadas ...

O retorno à atividade desportiva pode ocorrer nos casos mais ligeiros ao fim de 3 a 5 dias. Nos casos mais graves, o repouso e tratamento devem durar 3 semanas a 3 meses, podendo demorar até 6 meses. Se, após 3 meses, o tratamento conservador não for eficaz, deve-se considerar o tratamento cirúrgico.

A ultrassonografia (US) e a ressonância magnética (RM) podem auxiliar no diagnóstico clínico, tanto em relação à localização da lesão quanto à extensão da lesão.

O teste diagnóstico de primeira linha para a maioria das condições é um conjunto de radiografias padrão. Modalidades de imagem mais avançadas, como a ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética (RNM), devem ser usadas com cautela quando houver indicação clínica.

A maioria das lesões musculares adutoras respondem ao tratamento conservador. O tratamento inicial inclui modificação da atividade, que pode incluir, temporariamente, muletas. O gelo e a medicação anti-inflamatória são apropriados para as lesões musculares agudas.

O tratamento da pubalgia é clínico. Inicialmente repouso e anti-inflamatórios são utilizados. O paciente é encaminhado à fisioterapia. O principal objetivo é o fortalecimento do CORE (musculatura central) e estabilização da pelve.

Conheça os principais sinais

  1. 1 – Protuberância. ...
  2. 2 – Inchaço na virilha. ...
  3. 3 – Desconforto na virilha. ...
  4. 4 – Irritação e redução do apetite. ...
  5. 5 – Sensação de peso na virilha. ...
  6. 6 – Queimação na virilha.

Como fazer: fique em pé, com as mãos estendidas para frente, uma perna estendida e apoiada no chão e a outra erguida e um pouco flexionada, com o pé apontando para cima, como na imagem. Gire a perna levantada de modo sutil, sem forçar. Fazer 10 giros com uma perna e, então, troque as posições das pernas e gire a outra.