Como curar incontinência urinária feminina?

Perguntado por: isoares4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.

Os exercícios de Kegel e a ginástica hipopressiva são uma das melhores formas naturais de controlar a incontinência urinária. Esses movimentos simples podem ajudar muitas mulheres e homens, independentemente da sua idade ou da causa do problema.

Como viver com incontinência urinária?

  • Fazer exercícios diários no assoalho pélvico, como exercícios Kegel;
  • Parar de fumar;
  • Perder peso;
  • Alimentação adequada;
  • Reduzir a cafeína;
  • Reduzir o consumo de álcool para melhorar a incontinência.

O médico urologista é responsável pelo aparelho urinário tanto de homens como de mulheres. Entre os problemas urológicos femininos mais comuns estão a incontinência urinária, a cistite intersticial e os prolapsos genitais.

A perda involuntária de urina é chamada de incontinência urinária. Muito mais comum do que você poderia imaginar, essa condição atinge 10 milhões de brasileiros todos os anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, embora seja mais comum em idosos, pode afetar pessoas de qualquer idade.

Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. A condição acontece também quando há pequenos escapes diários, não apenas perda grande e incontrolável de urina. Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro.

Entre as causas mais comuns para não conseguir “segurar” o xixi estão a alteração da parte hormonal e a perda de massa muscular com a chegada da menopausa, gestação e o parto, tabagismo, lesões, e até mesmo a anatomia do órgão genital feminino aumenta as chances de desenvolver o problema duas vezes mais do que nos ...

Como é feita a cirurgia de incontinência urinária? A cirurgia para incontinência urinária de esforço feminina normalmente é realizada a partir de uma técnica que consiste na colocação de uma fita (de tecido próprio ou sintética) sob a uretra, aumentando assim sua capacidade de segurar o xixi.

A vontade frequente de urinar, as gotas de urina que ficam na cueca ou calcinha depois de ir ao banheiro e também a perda de urina em momentos de esforços (tossindo, rindo, se exercitando ou movimentando-se) são alguns sintomas que podem identificar a condição.

Pontes:

  1. Deite-se no chão;
  2. Flexione os joelhos e coloque os pés no chão. Alinhe os joelhos com a largura dos quadris;
  3. Mantenha a lombar protegida, contraia os músculos do assoalho pélvico e levante os quadris do chão, sempre mantendo as costas retas.
  4. Segue essa posição por 10 segundos;
  5. Solte;
  6. Repita.

Um dos exercícios mais indicados para tratar qualquer condição que envolve o trato urinário são os exercícios de Kegel. A melhor maneira para realizá-los é esvaziando a bexiga e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

Fortalecendo o assoalho pélvico. Existem exercícios, como a técnica de Kegel, que focam a região e têm a finalidade de aumentar o tônus e a força muscular ali. Eles devem ser realizados pelo menos três vezes ao dia, em séries de dez repetições, e mantendo a contração por cinco a dez segundos, relaxando depois.

Com os tratamentos adequados, a incontinência urinária tem cura e pode desaparecer por toda a vida, permitindo que o paciente recupere sua confiança, bem-estar e qualidade de vida.

Para afinar o diagnóstico, o médico também irá pedir exames de urologia feminina, que podem ser ultrassonografia, cistoscopia, exame urodinâmico e de medida do resíduo miccional, ou até mesmo o mais simples, que é o exame de urina.

Incontinência urinaria: exercícios simples ajudam a segurar o...

  1. Contraia os músculos do ânus e da vagina.
  2. Tente contrair por pelo menos 10 segundos e solte bem devagar.
  3. Repita esse movimento entre 8 e 12 vezes.

Até outubro deste ano, o hospital já realizou 39 correções de "bexiga caída" O investimento neste tipo de cirurgia é alto, chega a aproximadamente R$ 4,8 mil, tendo 92% de seu custo bancado com recursos próprios da Administração Municipal.

Assim, quando a incontinência é leve e a pessoa não se sente incomodada, o tratamento pode ser desnecessário. Existem situações, entretanto, nas quais a incontinência urinária é uma manifestação de problemas mais graves, que podem ser seguidos por infecções urinárias e até mesmo perda da função dos rins.

Diferente da infecção, a Incontinência Urinária não causa dor, mas é caracterizada pela perda involuntária de urina ao realizar leves esforços como tossir, espirrar ou até mesmo dar risada. Embora seja mais frequente em idosos, pessoas em todas as idades também podem sofrer com os desconfortos da incontinência.

Os pacientes que apresentam incontinência têm reversão do quadro em alguns meses. Depois de um ano, se o problema persistir, é indicado tratamento cirúrgico para incontinência”, explica o urologista Luís Gustavo de Toledo.