Como curar dor de garganta em 1 dia?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Entre as opções que ajudam no alívio da inflamação, estão gargarejos com suco de laranja misturado com própolis e mel ou com pimenta-de-caiena e limão. Outra opção é beber o chá de alteia com gengibre.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Medicamentos não sujeitos a receita médica tais como sprays para a garganta podem ajudar a aliviar a dor durante a noite. O spray Strepfen contém a subtância ativa flurbiprofeno que ajuda a aliviar a dor de garganta de forma imediata e até 6 horas, para que tenha uma boa noite de sono.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

A dor de garganta viral dura cerca de uma semana — o tempo que a infecção demora para acabar naturalmente. Já a bacteriana pode se acentuar e exige o uso de antibiótico.

Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta.

Embrocação: é a prática de curar a garganta das crianças de alguma infecção por encostar nas amídalas um dedo (sempre o maior) envolto em algodão e embebido em várias tisanas. Copaíba, andiroba, mel, alho cru, limão assado e própolis era a receita da minha mãe.

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Alguns cuidados que podem ajudar no tratamento de garganta inflamada são:

  1. Repousar;
  2. Evitar mudanças bruscas de temperatura;
  3. Beber bastante líquidos, como água, água de coco ou chás;
  4. Mastigar bem os alimentos;
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal;
  6. Evitar fumar e lugares com fumaça.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

O ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor de garganta, chamada amigdalite ou faringite, que geralmente ocorre devido a infecção viral provocada pelo resfriado comum.

O frio tem propriedades anti-inflamatórias. Da mesma forma que uma compressa fria, como uma bolsa de gelo, pode aliviar uma inflamação muscular, o sorvete ou mesmo um copo de água gelada pode ajudar.

Uma inflamação viral de garganta , como uma faringite , por exemplo, dura em média 3 a 5 dias. Já uma infecção bacteriana das amígdalas - a amigdalite bacteriana , pode durar um pouco mais se não tratada com antibióticos e também vem com uma febre, prostração e mal estar superiores as da faringite viral.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.