Como curar diarreia em gato?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A melhor maneira para tratar a diarreia do seu gato é através da alimentação e, acima de tudo, da reidratação. Tenha sempre água fresca à disposição e troque-a regularmente. Se o seu gato bebe pouca água no bebedouro e prefere beber diretamente da torneira, abra a torneira sempre que ele pedir.

Não podemos dar soro caseiro para gato, explica Marina, pois o soro caseiro não é efetivo para casos de desidratação, pois o felino não tomará espontaneamente – e forçar a ingestão pode estressá-lo.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Flotril ®Comprimidos 50 mg é recomendado no tratamento de cães e gatos com infecções produzidas por microorganismos sensíveis ao enrofloxacino tais como: Cães: Bordetella bronchiseptica, Escherichia coli, Klebsiela pneumoniae, Pasteurella multocida, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  • Tiorfan;
  • Avide;
  • Magnostase;
  • Passifuril;
  • Imosec.

Floratil® é um probiótico prático e eficaz no tratamento da diarreia de diferentes causas, indicado para adultos e crianças.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Geralmente, os principais motivos para diarreia em gatos são: Parasitas – alguns vermes podem causar problemas na digestão de seu amigo. Gatos filhotes e pets com a vermifugação atrasada são as principais vítimas dos parasitas; Alteração na alimentação – gatos podem ser chatos com sua comida.

Infecções no trato intestinal: alguns problemas gastrointestinais podem ser tratados com amoxicilina; Gripes e infecções respiratórias: em alguns casos, pode ser receitada amoxicilina para gatos resfriados. A rinotraqueíte é um dos quadros mais comuns.

O uso de alimento úmido é altamente recomendável, uma vez que o gato com diarreia desidrata facilmente e a dieta úmida vem recompor o balanço hídrico.

Fezes moles não são sempre sinais de diarreia
Para a médica, qualquer pessoa pode apresentar um episódio de fezes com pouca consistência, sem que isso indique uma diarreia, desde que seja um caso isolado.

Fezes podem ser pretas, amarelas, verdes e até mesmo brancas
Da mesma forma, quando uma pessoa está com diarreia, as fezes tendem a ficar amareladas por causa do trânsito intestinal acelerado e da consistência aquosa do material.

Fezes líquidas ou aquosas
Ocorrem em situações de diarreias infeciosas ou nos sintomas de má absorção, intestino irritável, gastroenterites ou stresse. Deve investigar-se neste contexto a doença celíaca (intolerância ao glúten) e a intolerância à lactose.

Enrofloxacina
Trata enfermidades como otite, diarreia, infecções urinárias, pneumonias e dermatites.

Probióticos para gatos
Em itens como iogurtes e leites fermentados, há bactérias que se alimentam da lactose e ajudam a regular a flora intestinal, auxiliando a digestão!

Pode ser misturado à ração, ou dissolvido na água de bebida ou leite, tomando-se o cuidado do animal ingerir a quantidade total da posologia em cada tomada. Caixa com 10 envelopes de 10 g.

Bicarbonato com limão para a diarreia
- sal; - bicarbonato de sódio; - limão. Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal.

Usar Probiótico Vetnil Cães e Gatos pelo período de 4 dias antes de iniciar a utilização de suplementos, para melhor aproveitamento dos mesmos.